"A aplicação de cosméticos é um mercado de nicho, mas o nicho é infinito", afirma Priscille Caucé, CEO da Cosmogen.

Nomeada há pouco mais de um ano com a missão de impulsionar o crescimento da empresa a partir de dois eixos de trabalho - inovação e RSE -, Priscille Caucé, que já emprestou seu talento à L’Oréal e à LVMH, começou por criar um departamento de inovação, reunindo profissionais de marketing e de engenharia. Em seguida, foi instituído um guia de inovação cujas diretrizes impõem que todas as inovações lançadas pela Cosmogen devem respeitar pelo menos um dos 5R: Reduzir, Reciclar, Renovar, Refil, Reutilizar. "Nosso objetivo é ampliar o mais rápido possível essa obrigatoriedade, passando de um R para dois R", explica Priscille Caucé.

Não ao "plastic bashing"

A empresa decidiu também relocalizar a cadeia de suprimentos e a produção. "Caso os clientes prefiram, agora já podemos produzir no Brasil e na Europa, graças a uma série de parcerias", explica a dirigente. Na Ásia, os parceiros industriais da Cosmogen têm a certificação ISO 14001.

Como todas as empresas do setor, a Cosmogen vem explorando também o uso de materiais mais sustentáveis para seus produtos. "Isso não significa que rejeitamos por completo o uso de plásticos", ressalta Priscille Caucé. Para a empresa, que conseguiu estruturar seu abastecimento de plásticos reciclados pós-consumo (PCR), a prioridade é promover soluções alternativas, em particular recicladas, de forma a avançar no caminho da sustentabilidade sem nunca deixar de oferecer o melhor atendimento às marcas e aos clientes.

Frasco com bomba airless e pincel reutilizável

Com base nesses princípios de responsabilidade ambiental, a Cosmogen decidiu equipar suas linhas de bisnagas e de frascos com aplicadores móveis e reutilizáveis.

Com o Tint’N Reuse, a proposta da empresa é que o usuário guarde o pincel e substitua somente o frasco airless uma vez que ele estiver vazio. A fórmula é depositada diretamente no pincel kabuki em forma de gota e aplicada no rosto pelo usuário. Em seguida, o pincel deve ser higienizado.

Tubos 3R

Lançada no ano passado com as bisnagas Tense, a solução de aplicadores reutilizáveis está também disponível nas bisnagas da linha Squeeze’N, símbolo do know-how da empresa em matéria de inovação para aplicadores.

"Todos os aplicadores são desmontáveis e, portanto, o usuário pode guardá-los para reutilizar com a recarga. Para chegar a esse resultado, foi preciso desenvolver uma bisnaga refil específica", explica Justine Rechenmannn, Product Manager da Cosmogen.

A nova versão ganhou um nome especial - Squeeze’N Refill - e dispõe de um sistema de fecho On/Off patenteado pela Cosmogen. Graças a esse sistema, é possível conservar o aplicador - grande diferencial do produto -, reciclar a bisnaga vazia e substituí-la por um refil fabricado com menos material.

A tecnologia deverá estar disponível também no Needle Tube, embalagem inspirada em procedimentos de cirurgia estética, que oferece aplicação de alta precisão graças a uma cânula ultrafina de alumínio que, em breve, também será desmontável.

"Em função das fórmulas e das necessidades dos clientes, as bisnagas podem ser fabricadas em coex ou em monomaterial. Além disso, é possível utilizar materiais reciclados", indica Maud Lelièvre, diretora de Marketing da Cosmogen.

Com suas soluções de aplicadores renováveis, a Cosmogen abraça plenamente o modelo 3R: Reutilizar, Reciclar, Reduzir.