Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Pascale Brousse

Revolução na saúde: qual o lugar da beleza no atual cenário? Advanced integrative care

Pelos quatro cantos do mundo, saúde e cuidados consigo mesmo estão conquistando espaço entre as prioridades do ser humano. Quer uma prova? O quesito "estilo de vida" é o principal ingrediente da felicidade para a grande maioria dos chineses, bem como para 71% dos franceses [1].
No atual cenário de escândalos sanitários e alimentares, em meio à poluição que emana de diversas origens, a saúde passou a ser considerada como o Santo Graal que todos querem alcançar.

Em poucas palavras, a saúde está se tornando um novo parâmetro de beleza: "na verdade, beleza é um misto de bem-estar, vibração e vitalidade", afirma o Dr. Taz, especialista em medicina integrativa nos Estados Unidos. Por isso, as marcas estão dando destaque a novos aspectos em suas campanhas, "evidenciando o brilho da saúde e da juventude para refletir uma imagem radiante no espelho ", confirma seu colega, Dr. Perricone.

The continuum between health and beauty has to be developed. Photo: © Valua (...)

The continuum between health and beauty has to be developed. Photo: © Valua Vitaly / shutterstock.com

Atualmente, uma nova equação traduz a autogestão no plano pessoal: [saúde + bem-estar + beleza]. As pessoas dotadas de "superconsciência" estão criando rotinas globais de cuidados para a pele e definindo pessoalmente parâmetros de bem-estar e beleza, buscando inspiração em campanhas comerciais de marcas de cosméticos e em recomendações feitas não apenas por especialistas, como também por seus pares. O sucesso estrondoso da prática de ioga e meditação nos últimos três anos ilustra perfeitamente o novo lema: cultivar a paz interior para revelar a beleza profunda.

Para além do fenômeno de sociedade, a "tecnologia da saúde" vem transformando a relação que cada um cultiva com tratamentos estéticos e consigo mesmo. A revolução da Saúde Digital está imprimindo novos contornos aos futuros conceitos de beleza, saúde e bem-estar: "Este ano, 500 milhões de seres humanos vão monitorar a saúde por meio de um app ou dispositivo conectado" [2].

Prevenção reforçada, acompanhamento holístico e apps que identificam o estado de espírito estão se tornando ingredientes indispensáveis: os patches revelam tudo sobre o usuário (o biosensor HealthPatch, da VitalConnect, analisa batimentos cardíacos, posição do corpo e temperatura, entre outros parâmetros); a Tellspec inventou um aparelho que escaneia a comida; na China, a Baidu projetou pauzinhos que detectam substâncias tóxicas nos alimentos; a Alliance Pornic criou o Physioscan, equipamento que analisa o campo energético de tecidos e órgãos, fornecendo um balanço global do organismo; o app Nudge, esperto como ele só, cruza os resultados de rastreadores fitness e outros aplicativos do gênero, apresentando ao usuário um resultado único (aliás, que tal aproveitar a ideia no setor de beleza?).

Na área de cosméticos, a Ioma abriu caminho para um novo método de "radiografia cutânea" graças à tecnologia MEMS de medição espacial, enquanto a L’Oréal, com o app Makeup Genius, conseguiu a proeza de identificar 64 pontos dinâmicos para reconhecimento facial. A Panasonic vem trabalhando ativamente no desenvolvimento de um espelho conectado que estará à venda para o grande público. O Dr. Denis Lamboley desenvolveu, para a Clarins, um aplicativo chamado Wellspa que funciona como um coach: com abordagem multidimensional, ele abrange aspectos como estresse, humor, energia e nutrição, além de dar conselhos e recomendar exercícios práticos (respiração, coerência cardíaca, etc.). Esse é um bom exemplo de marca que considera o bem-estar e a saúde como fatores indispensáveis à beleza.

Por último, a escalada sincronizada das tecnologias GRIN (Genética, Robótica, Informação, Nanotecnologia) constitui uma mudança radical no campo da saúde. A promessa de longevidade vem ganhando forma pelas mãos da ciência e das biotecnologias. A Calico (Google), por exemplo, fixou como objetivo prolongar a vida em pelo menos 20 anos. O movimento transumanista, presente em todas as salas de trabalho do Vale do Silício, sonha em dar ao homem uma dimensão ampliada – sem doença, envelhecimento ou morte.

Diante da atual revolução no campo da saúde e da pluralidade de soluções que a tecnologia oferece, o paradigma dos tratamentos estéticos deve ser repensado para não ficar defasado. A ideia é desenvolver sinergias e estabelecer uma continuidade entre saúde e beleza. Isso significa, entre outras coisas, garantir que os produtos sejam seguros, resgatar relações sensoriais consigo mesmo e potencializar tecnologias. Mas não é só isso: significa também fundamentar-se no rastreamento onisciente, na abordagem preditiva e nos dados que deles resultarem para construir soluções de ponta personalizadas, que por um lado garantam a função e a ação dos produtos cosméticos e, por outro, ofereçam uma dimensão emocional.

Este artigo foi extraído do seguinte estudo, atualmente disponível por assinatura: “Advanced Integrative Care”, realizado pela TREND SOURCING.

Mais informações:

Pascale Brousse
TREND SOURCING
pbrousse@trendsourcing.com

Observações

[1Estudo Nielsen, 2014

[2Relatório Research2Guidance

© 2015 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

Sobre Pascale Brousse

Fundadora, em 2000, da agência Trend Sourcing, especializada na análise prospectiva de tendências da sociedade e dos setores de beleza, nutrição e bem-estar, Pascale Brousse presta assessoria a diversas marcas na área de análise prospectiva e desenvolvimento estratégico. Na qualidade de Healthy-Living Expert, atua também como conferencista, instrutora, coach, professora e jornalista.

Contato: pbrousse@trendsourcing.com

Website: www.trendsourcing.com


Foco
MakeUp in New York se desloca ao Javits Center para continuar seu crescimento

MakeUp in New York se desloca ao Javits Center para continuar seu crescimento

A última edição da feira MakeUp no NewYork, o evento B2B dedicado à cadeia de valor da indústria de maquiagem, foi um grande sucesso, segundo os organizadores. O evento, realizado nos dias 11 e 12 de setembro de 2019 no Center415 na 5th Avenue, Manhattan, recebeu mais de 3.800 visitantes, com crescimento de 12% do número de visitantes (...)

+ informações
Palavra de especialista
Índia desponta como novo gigante do mercado de beleza

Asia Cosme Lab
Índia desponta como novo gigante do mercado de beleza

Graças ao crescimento de sua população jovem (atualmente a maior do mundo), ao aumento de sua classe média e à expansão do uso da internet tanto nas cidades como nas zonas rurais, a Índia está a um passo de se tornar o próximo gigante do mercado de beleza, seguindo o exemplo da China. A agência Asia Cosme Lab mergulhou no fascinante mercado (...)

+ informações

Seções