É possível que a atual pandemia tenha cristalizado essa tendência em favor dos produtos naturais, tendo como pano de fundo a ideia de um mundo melhor, mais saudável e transparente. Diversas marcas de perfumes, como Ormaie, Voyages Imaginaires, Florame, Weleda, 100Bon, Floratropia, etc., atenderam à demanda dos consumidores em busca de soluções baseadas nos valores de ética e bem-estar e no desejo de fazer o que é "bom para o planeta".

Natural, natureza, ingredientes naturais

Para Nathalie Feisthauer, a tendência a usar produtos naturais é "muito importante, na medida em que tem como motivação a busca do que é autêntico, bom, saudável e natural". Jeanne-Marie Faugier alerta para a existência de "estereótipos sem fundamento, que apresentam a natureza como fonte de tudo o que há de mais sadio, em oposição ao mundo moderno, que utiliza substâncias químicas". Segundo Antoine Lie, isso se deve a "um retorno a produtos menos transformados e à busca de transparência em relação à linguagem do marketing, que costuma edulcorar os produtos. Para piorar as coisas, as substâncias sintéticas têm uma péssima reputação". Irène Farmachidi percebe uma certa beleza nisso tudo: "o que é natural sempre nos faz sonhar. A natureza encerra belezas inexploradas que a humanidade ainda precisa descobrir".

Concretamente, o que é um perfume 100% natural?

Não existe definição oficial, a não ser uma ou outra referência ISO. Na realidade, para ser considerado 100% natural, o perfume só pode conter matérias-primas e isolados naturais, além de ser totalmente isento de elementos químicos. Antoine Lie vai ainda mais longe, afirmando que "um perfume 100% natural deve ser idealizado como um todo, com materiais naturais obtidos sem nenhuma transformação química, usando álcool natural (de trigo ou beterraba) e sem adjuvantes, filtros ou colorantes. A ausência de transformação química durante o processo de elaboração dos materiais é a base de tudo.

É complicado criar um perfume 100% natural? E a criatividade nisso tudo?

Alguns perfumistas admitem que o processo, embora inovador e instigante, é também desafiador, além de exigir investimento financeiro e tempo. Para Jeanne-Marie Faugier, "compor um perfume 100% natural ou 100% sintético é como compor uma melodia usando apenas uma parte do teclado de um piano. Mas, para nossos perfumistas, criar um perfume totalmente natural é um desafio fascinante, um impulso que os conduz a querer chegar ainda mais perto da origem da fonte". Nathalie Feisthauer reconhece que a criação é um trabalho complexo, mas interessante e estimulante. Já Irène Farmachidi dá uma rasteira nos clichês: "é perfeitamente possível ser criativo na elaboração de uma fragrância natural. Só assim conseguimos reinventar os acordes, pois com criatividade e técnica não há praticamente limites no universo dos produtos naturais".

Mas compor um perfume natural é também um labirinto de dificuldades.

A paleta do perfumista é reduzida a cerca de 150-300 ingredientes, dependendo do tamanho do laboratório. Os produtos estão sujeitos a regulamentações complexas, contêm alergênicos e custam caro (abastecimento, produção, extração, etc.). Algumas matérias-primas são difíceis de trabalhar. Sem esquecer que a composição precisa cumprir objetivos em termos de harmonia, fixação, difusão e, é claro, ter um odor agradável! A propósito, como lidar com a dificuldade de fixação e difusão dos perfumes naturais? Para Irène Farmachidi, esse problema não existe: "com experiência e produtos de boa qualidade, atualmente somos capazes de alcançar o mesmo nível de criatividade e dominância que o de perfumes mais tradicionais". Antoine Lie completa: "a fixação de um perfume é uma questão de expertise, que requer dedicação e tempo".

E amanhã?

Jeanne-Marie Faugier garante: "compor perfumes 100% naturais para grandes marcas que vendem muito é uma heresia. Significa esquecer que os recursos que a natureza oferece são limitados e que um produto natural nunca é o mesmo de um ano a outro, pois varia conforme a tipologia dos solos e a quantidade de sol que recebe. Sem falar que em geral se planta muito para colher pouco, as colheitas são frágeis, exigem trabalho, cuidados e atenção". Aliás, para Antoine Lie, esse tipo de perfume, na verdade voltado para o próprio usuário, é mais intimista do que sedutor e menos focado no desempenho. Irène Farmachidi, que trabalha em diversos projetos nesse segmento, afirma: "A TechnicoFlor há muito tempo vem desenvolvendo esse tipo de produto. O maior desafio atualmente não é o de criar fragrâncias naturais, mas o de criar fragrâncias naturais sustentáveis".

O futuro dirá se os perfumes naturais serão considerados um "novo nicho" ou uma "especialidade" dentro da atual indústria de perfumes. Vamos apostar na criatividade e no know-how dos perfumistas e das empresas do setor para mostrar o quanto essa atividade é única e promissora.