No Brasil, uma pessoa é legalmente considerada idosa quando atinge os 60 anos. A população nesta faixa etária se aproxima dos 30 milhões, o que representa 13,5% do total de habitantes do país, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Esse número deve dobrar até 2042, chegando a quase 60 milhões, ou seja, cerca de 25% dos brasileiros.

Comunicação com o público alvo

Idosos têm necessidades especiais. “Com o passar dos anos, nosso corpo começa a ter perdas inerentes ao envelhecimento. Depois dos 50, por exemplo, a queda de colágeno se acelera e com isso, a pele se torna mais frágil e ressecada. Aparecem linhas de expressão e rugas, as unhas ficam mais fracas e quebradiças e a planta dos pés começa a apresentar asperezas e até rachaduras”, afirma o administrador Eric Larue, um dos fundadores da Aura60+.

Voltada para pessoas idosas, a empresa brasileira de produtos de beleza e bem-estar foi inaugurada neste ano. A ideia partiu do outro sócio-fundador, José Luiz de Paula Junior. Atuando há mais de quatro décadas no segmento de cosméticos, ele foi criador da marca de proteção solar Cenoura & Bronze e um dos precursores no país de cosméticos afro-étnicos, produtos naturais com ativos da biodiversidade brasileira e também da categoria de beleza masculina.

Passei a vida inteira antecipando tendências e lançando produtos para segmentos específicos da sociedade. Chegando aos 60 anos, me dei conta de que o mercado nos ignorava”, diz Paula Junior. “A indústria ainda não acordou para essa realidade. Faltam produtos e serviços adaptados. As pessoas com 60 anos ou mais se sentem invisíveis”, acrescenta.

Contrariando a lógica comercial, a Aura60+ não dedicou ao cuidado da pele suas linhas de estreia, mas sim aos pés e unhas. “É fato que as mulheres, de uma forma geral, tendem a gastar mais para tratar do rosto. Mas já existe uma oferta grande de cremes e máscaras para essa região e é preciso pensar em outras,” aponta Larue. “O pé é uma das partes do corpo que mais trabalha durante a vida. Temos que cuidar bem dele, para que continue a nos sustentar e nos levar para onde quisermos. Da mesma forma, unhas saudáveis e bem tratadas são nosso cartão de visitas”.

As linhas são produzidas a partir de óleos 100% naturais. Com creme hidratante e sabonete, o kit para os pés promete profunda hidratação e regeneração da área plantar. Os produtos para as unhas, de acordo com a marca, promovem hidratação e fortalecimento e são indicados para evitar fungos e micoses.

Outra preocupação da Aura60+ está na comunicação com seu público alvo. Além de lidar com detalhes práticos, como letras maiores nas embalagens para facilitar a leitura das informações principais, a empresa busca mostrar pessoas reais, que representam a maturidade contemporânea. “Uma marca de creme antissinais não pode usar uma modelo de 40 anos para falar com mulheres de 60. A consumidora não se reconhece na comunicação”, exemplifica Paula Junior.

O empresário tem planos de expansão para a Aura60+. Os produtos, até o momento vendidos online, devem entrar no varejo, especialmente em farmácias. O portfólio também deve crescer em breve. “Nosso objetivo é lançar três ou quatro itens por ano. Pretendemos, ao longo do tempo, contar com linhas para cobrir todas as carências do nosso público”.

O dermatologista Alberto Cordeiro chama a atenção para essa necessidade. “A indústria cosmética ainda não está atenta a essa demanda. O que vejo é uma tendência grande em criar produtos para a geração millennials e não para os idosos”, afirma o médico responsável pela Clínica Hōraios. “Claro que pode ser mais trend ter um público jovem, mas existe uma parcela da população que não está sendo vista e deveria ser apreciada em novos lançamentos”, completa.