Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Empresas e indústria

Océane investe em inovação e democratiza acesso a maquiagens

Marca brasileira mantém estratégia de fabricação no exterior, diversifica seus canais de distribuição e aposta em parcerias para impulsionar vendas.

Tradicionalmente, os hábitos de consumo das brasileiras com produtos de beleza tendem a priorizar o cuidado com os cabelos e o corpo, deixando o rosto em terceiro lugar. Mas na última década, em resposta às tendências que despontaram fora do país e aos avanços tecnológicos, cresceu o interesse dessas consumidoras por produtos de cuidado com a pele e maquiagens.

Loja-conceito da Océane no Shopping Patio Paulista

Loja-conceito da Océane no Shopping Patio Paulista

Segundo pesquisa da Canadean, a categoria de maquiagens deve movimentar mais de R$ 18 bilhões no Brasil até 2018, com mulheres de 16 a 34 anos responsáveis por 40% das compras. O aumento da oferta de cosméticos importados no país resolveu o problema do acesso aos produtos, que era uma das grandes queixas das brasileiras. Mas os preços continuaram sendo um entrave, principalmente com a alta do dólar, iniciada em 2015. Ao mesmo tempo em que a classe C alavanca a indústria brasileira de cosméticos, o custo de muitos produtos importados ainda é proibitivo para grande parte da população.

Diante do desafio, marcas brasileiras enxergaram um nicho ao oferecer, internamente, a qualidade e os lançamentos que acompanham a moda mundial a preços acessíveis. É o caso da Océane, que há nove anos vem se reinventando para fortalecer sua presença no mercado nacional. A marca ficou conhecida por seus práticos lenços removedores de esmalte, que eram novidade no Brasil. Desde então, lançou mais de 600 produtos em seu portfolio, que inclui maquiagens, esmaltes e acessórios.

Segundo o empresário e fundador da Océane, Michel Chehaibar, a empresa se apoia no tripé pesquisa de tendência, desenvolvimento com fornecedores parceiros e agilidade na entrega. Para impulsionar as vendas, a marca lançou, em abril, uma linha exclusiva em colaboração com o maquiador Ale de Souza, um dos preferidos entre as celebridades.

Atualmente, a Océane é distribuída em cerca oito mil pontos de venda espalhados pelo Brasil, incluindo farmácias, perfumarias, supermercados e lojas virtuais. Desde 2015, os produtos também podem ser encontrados em uma ampla loja-conceito no Shopping Pátio Paulista, em São Paulo. No espaço, que recebeu investimento de R$750 mil, o atendimento aos clientes é feito por maquiadores, que auxiliam na escolha dos produtos e dão dicas de aplicação.

Apesar de ser uma marca brasileira, a Océane não possui produção local. As maquiagens, por exemplo, vêm da Coreia do Sul, enquanto os esmaltes são fabricados em Luxemburgo, país em que Chehaibar encontrou algumas das melhores indústrias de produtos para as unhas do mundo. “Todos os nossos esmaltes são livres de tolueno, formaldeído, DBP, parabenos e cânfora,” afirma. O lenço removedor de maquiagem 100% biodegradável Eco Make Up Remover, que faturou o prêmio de Inovação em Produto de Maquiagem na 21a edição do Prêmio Atualidade Cosmética, é importado de Israel. EUA e China também fazem parte da rota de origem. “Pesquisamos onde há a melhor tecnologia para trazer para as brasileiras os produtos que elas buscam por aqui e não encontram. Existem planos para iniciarmos parte da produção no Brasil, mas ainda estamos estudando essa possibilidade”, explica Chehaibar.

Segundo ele, maquiagens que também atuam no cuidado da pele, com ingredientes que agregam fator de proteção solar, ativos antissinais e vitaminas, são cada vez mais procuradas pelas brasileiras. “A consumidora busca por praticidade no dia a dia. Um exemplo é o nosso CC Cream, um sucesso de vendas. Ele possui pigmentos inteligentes que se adaptam a cada tom da pele, proteção contra raios UVA e UVB, ativos clareadores e que corrigem imperfeições, hidratante que minimiza os poros e primer para disfarçar linhas de expressão. Enfim, é um produto só, com múltiplos benefícios.

Ciente da grande concorrência e da busca cada vez mais criteriosa do público, a Océane tem se firmado como um nome ligado a novidades exclusivas. Chehaibar destaca a Washable Cover, uma base que auxilia na fixação da maquiagem e pode ser retirada apenas com o uso de água, dispensando o removedor.

A oferta de cosméticos é eclética para atender aos diversos perfis das consumidoras brasileiras, como explica o empresário. “Sempre fazemos testes em todas as regiões do país porque o clima é diferente, assim como os tipos de pele. Estamos diante de culturas, costumes e condições climáticas diversas e queremos atender a essa demanda da melhor forma possível”, completa Chehaibar.

Amanda Veloso

Portfólio

© 2016 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
FCE Cosmetique aposta em atrações tecnológicas para profissionais da indústria cosmética

FCE Cosmetique aposta em atrações tecnológicas para profissionais da indústria cosmética

A próxima edição da FCE Cosmetique será realizada entre os dias de 21 a 23 de maio de 2019, no São Paulo Expo, e apresentará as principais inovações e tendências tecnológicas para o segmento da indústria cosmética. Em 2018, a mais grande exposição de tecnologia para a indústria cosmética no Brasil atraiu mais de 16 mil visitantes, entretanto, (...)

+ informações
Palavra de especialista
“Fazer o bem para se sentir bem” e indústria da beleza

Laurence Bacilieri
“Fazer o bem para se sentir bem” e indústria da beleza

A experiência "Do Good, Feel Good" é uma velha conhecida dos psicólogos: quanto mais fazemos o bem à nossa volta, mais nos sentimos bem. Hoje, esse fenômeno ganhou o universo da beleza e, sobretudo, o planeta. Nos últimos anos, várias iniciativas filantrópicas marcaram os espíritos: por exemplo, a contribuição da Estée Lauder para o combate (...)

+ informações

Seções