Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Peclers Paris

Novos arquétipos femininos

A crescente potência da Ásia, a vitalidade cultural dos países emergentes e a conquista, pelas mulheres, de maior poder aquisitivo e melhor nível de educação são algumas das novas dinâmicas que marcam o fim de arquétipos femininos herdados da dominação patriarcal e da cultura ocidental. Cria-se espaço para uma união inédita entre feminismo e feminilidade, abrem-se alas para uma nova geração de mulheres que assumem responsabilidades econômicas e familiares. Na mídia, cresce a presença de belezas étnicas, singulares ou atípicas, abrangendo diferentes idades, tamanhos, condições e origens, sem vínculos com padrões conhecidos.

Photo: Shutterstock © Zemler

Photo: Shutterstock © Zemler

Feminina e feminista

Longe de repudiar a sedução feminina como reflexo da submissão ao desejo masculino, a atual onda feminista veicula uma visão bem mais positiva, que reconcilia força de caráter, compromisso e feminilidade. Na crista dessa onda, a nigeriana Chimamanda Adichie declara: "sou uma feminista africana feliz – não detesto os homens, gosto de gloss labial e uso salto alto para meu próprio prazer".

A cantora Beyoncé surge como porta-voz desse "feminismo feminino" ao incorporar, à letra da música Flawless, trechos de uma palestra TEDx apresentada por C. Adichie. [1]

Girls rule (A hora e a vez da mulher)

No Ocidente, 2013 foi um ano decisivo para o feminismo, a tal ponto que certos escritores chegaram a anunciar o fim dos homens (The End of Men, de H. Rosin). Embora, no dia a dia, a realidade seja menos dramática, o fenômeno do empowerment feminino revela uma profunda transformação do poder econômico, social e cultural em favor das mulheres – de todas as mulheres, seja qual for a origem.

Um fenômeno que ganhou as ruas, como mostra a revista Dazed & Confused de fevereiro de 2014 – que estampou na capa a artista queniana Lupita Nyong, vencedora do Oscar de atriz coadjuvante em 2014, além de trazer uma reportagem dedicada a mulheres influentes. [2]

Modelos emergentes

Nos países emergentes, a publicidade é dominada por estereótipos que valorizam a beleza ocidental (tops de tipo caucasiano, cabelos longos, poses que reproduzem as formas mais clássicas de sedução). Hoje, porém, vemos com frequência cada vez maior editoriais e capas dando destaque a figuras femininas com traços locais e originais. Na China, por exemplo, a imagem da businesswoman começa a ser valorizada – mulheres ativas, com cabelos curtos, personalidade autêntica e estilo singular. [3]

Fora dos padrões

Desafiando os critérios da moda e rejeitando um ideal de beleza associado à juventude ou à saúde – sempre perfeitas –, o estilista Rick Owens lançou uma ousada proposta no desfile de sua coleção primavera-verão 2014, apresentada por uma trupe de step dance totalmente irada. Essa é também a linha adotada pela canadense Elly Mayday, modelo plus size da marca Forever Yours Lingerie. [4]

Impressionada com a determinação de Elly, que luta contra um câncer, a marca decidiu dar prosseguimento à campanha publicitária, apesar dos sinais visíveis da doença. [5]

Peclers Paris

Observações

[1Bibliografia: "Flawless". Beyoncé. BEYONCÉ Album, 2013.

[2Bibliografia: "Girls Rule the World". Lupita Nyong’o, Sharif Hamza, Robbie Spencer e Jasmine Cowler. Dazed & Confused, fevereiro de 2014

[3Bibliografia: "Sporty Chic". ELLE China. Yuchun Li, junho de 2013

[4"Whether you are training for a marathon... Or kicking cancers butt you need great support!". Forever Yours Lingerie, 2013 (campanha publicitária).

[5"Paris Fashion Week: Rick Owens creates a catwalk stampede". Olivia Bergin. Telegraph.com.uk, 27 de setembro de 2013 (artigo).

© 2014 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

Sobre Peclers Paris

A Peclers Paris, fundada em 1970, presta consultoria às empresas mais bem-sucedidas do mundo, contribuindo para a definição e implementação de suas estratégias de marca, estilo, inovação e desenvolvimento de novos produtos.

Com serviços de consultoria e análise prospectiva de tendências, a Peclers Paris atua em escala internacional, com escritórios permanentes em Nova York, Los Angeles, Munique e Xangai, além de uma rede de agentes exclusivos que atendem 15 outros países.

A Peclers Paris é uma empresa do Grupo WPP.

Site: www.peclersparis.com

Foco
in-cosmetics retorna ao Brasil nos próximos 18 e 19 de setembro

in-cosmetics retorna ao Brasil nos próximos 18 e 19 de setembro

Quando se trata de beleza, o Brasil se tornou um criador de tendências na América Latina, graças à abundância dos recursos naturais e à propensão à inovação. Agora o quarto maior mercado do mundo, o país sediará a sexta edição da in-cosmetics Latin America, que acontecera em São Paulo os 18 e 19 de setembro de 2019. De acordo com a Euromonitor (...)

+ informações
Palavra de especialista
INFINITE BEAUTY. Embracing the future

Lipotec - Lubrizol
INFINITE BEAUTY. Embracing the future

Tecnologias que eram impensáveis há apenas uma década são agora itens essenciais indispensáveis. Levamos nossas vidas em nossos smartphones. Existe um aplicativo para quase tudo. E a tecnologia wearable, a realidade aumentada e a inteligência artificial estão criando possibilidades ilimitadas para mover, executar, ver e se sentir melhor do (...)

+ informações

Seções