A Natura &Co, grupo de beleza que engloba as marcas Avon, Natura, The Body Shop e Aesop, anunciou um planejamento de compromissos com sustentabilidade. O plano visa ações para enfrentar crise climática, proteger a Amazônia, defender os direitos humanos e criar um economia circular.

Natura &Co divulgou um plano de sustentabilidade até 2030

O Grupo divulgou três pilares em seu compromisso:

Mudanças climáticas e Amazônia

Nos próximos dez anos, a Natura&Co pretende zerar emissões líquidas de carbono para suas quatro marcas, em toda a cadeia de valor, da extração de matérias-primas ao descarte de embalagens.

O grupo também prevê aplicar o Protocolo de Nagoya e pagamentos de ABS (acesso e compartilhamento de benefícios, access and benefit sharing em inglês) para evitar a perda de biodiversidade.

Além disso, o plano também visa a intensificação das ações das marcas, especialmente Natura, na região amazônica.

Direitos humanos

O grupo está comprometido em aumentar a diversidade de seus quadros de líderes em 30% na próxima década, levando em consideração a diversidade racial ou étnica, a diversidade sexual e a identidade de gênero, além de desfavorecidos social e economicamente e pessoas com deficiência. Até 2023, o objetivo é que 50% das posições de liderança das marcas sejam ocupadas por mulheres. A Natura &Co também garantirá paridade de gênero e remuneração igual até 2023 entre toda sua força de trabalho.

Em relação às cadeias de mantimentos, a Natura & Co aplicará a rastreabilidade e / ou certificação completa até 2025. Por fim, promoverá programas para ingredientes críticos nos próximos anos, especificamente para óleo de palma, mica, álcool, algodão, papel, soja.

Economia circular

O grupo quer garantir que até 2030, 100% dos materiais utilizados nas embalagens dos produtos sejam reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis. O grupo também quer utilizar plástico reciclado para 50% e compensar a quantidade equivalente de embalagem onde a infraestrutura de reciclagem não existe para atingir 100% do descarte responsável de plásticos.

Respeito às fórmulas de produtos, o grupo pretende usar 95% de ingredientes renováveis e 95% de fórmulas biodegradáveis até 2030 em todas as suas quatro marcas.

Entendemos o momento crítico em que vivemos e o papel que as empresas precisam desempenhar para se engajarem e se comprometerem com uma sociedade melhor, mais sustentável e mais inclusiva. Ainda precisamos fazer muito mais para ser a geração que restaura nosso planeta e protege seu povo”, afirma Roberto Marques, Presidente Executivo do Conselho e CEO do Grupo Natura &Co.