A corrida para a reciclagem molecular do plástico continua. A LyondellBasell, uma das maiores empresas de plásticos, produtos químicos e refino do mundo, anunciou a inauguração do centro de reciclagem molecular MoReTec em suas instalações em Ferrara, na Itália. A tecnologia MoReTec de reciclagem da LyondellBasell tem como objetivo fazer com que os resíduos plásticos pós-consumo voltem à sua forma molecular para utilização como matéria-prima para novos materiais plásticos.

"O fim dos resíduos plásticos no meio ambiente e o avanço da economia circular são áreas fundamentais de foco em sustentabilidade para a nossa empresa", disse Jim Seward, Senior Vice President of Research & Development, Technology and Sustainability da LyondellBasell. "Com a nossa avançada tecnologia de reciclagem de plásticos, devolvemos maiores volumes de resíduos plásticos à cadeia de valor e produzimos novos materiais para aplicações de alta qualidade, mantendo o seu valor pelo maior tempo possível."

Os novos materiais plásticos criados pela tecnologia MoReTec da LyondellBasell podem ser usados em embalagens de alimentos e itens de saúde, os quais precisam satisfazer rigorosos requisitos regulatórios.

Fase de industrialização

Em julho de 2018, a LyondellBasell anunciou uma cooperação com o Instituto de Tecnologia de Karlsruhe (KIT) na Alemanha para dar seguimento aos seus trabalhos de reciclagem molecular. Essa colaboração comprovou a eficiência da tecnologia MoReTec em escala laboratorial. Em outubro de 2019, a empresa anunciou a construção da planta piloto em Ferrara.

A planta piloto é capaz de processar entre 5 e 10 kg de resíduos plásticos domésticos por hora. O piloto visa a compreender a interação de vários tipos de resíduos no processo de reciclagem molecular, testar os vários catalisadores e confirmar a temperatura e o tempo necessários para decompor os resíduos plásticos em moléculas. O objetivo é completar tudo isso nos próximos anos e então planejar uma unidade em escala industrial.