Lançada em 1980 no Japão, a Bioré é a marca de skincare líder em proteção solar e demaquilantes em seu país. Pertencente ao grupo Kao Corporation, está presente em 60 países, incluindo o Brasil, onde chegou no final de 2017. Segundo maior consumidor de protetores solares no mundo e oitavo no ranking de cuidados com a pele, de acordo com a Euromunitor, o mercado brasileiro era foco da empresa.

Kuniaki Sasaoka, general manager at Mitsui & Co

Em nossas pesquisas, descobrimos que a maior diferença entre o Brasil e outros países emergentes é o índice de gastos pessoais com produtos de beleza em relação ao total da renda familiar”, diz Kuniaki Sasaoka, gerente geral do departamento químico da Mitsui & Co, representante da marca no Brasil. “As consumidoras brasileiras gastam em cosméticos três vezes mais que as russas e as chinesas e até seis vezes mais que as indianas”.

Para entrar no mercado brasileiro, a Bioré optou pelo canal farma, fechando uma parceria exclusiva com a rede Raia Drogasil. “As farmácias mudaram drasticamente nos últimos anos. Não são mais estabelecimentos onde as pessoas vão comprar remédios, mas sim lojas de beleza atraentes e com grande variedade de cosméticos”, afirma Sasaoka. “Este canal está crescendo rapidamente no Brasil e acreditamos que é o mais adequado para distribuir nossos produtos”.

Os primeiros itens da marca trazidos ao país foram os demaquilantes. O produto é apresentado nas versões óleo de limpeza, gel de limpeza, sérum e lenço umedecido. “Fizemos muitas descobertas a partir de pesquisas com consumidores. As brasileiras estavam mais familiarizadas com demaquilantes sem enxague e declaravam sentir a pele oleosa depois de remover a maquiagem. Muitas lavavam o rosto para remover o produto”, revela o gerente. “Nossa proposta é simplificar essa rotina, com a última geração de demaquilante, que pode ser usado debaixo do chuveiro”.

Um sabonete facial também integrava o portfólio inicial da marca, que foi disponibilizado em 45 lojas da Raia Drogasil em São Paulo. “Apesar da oportunidade que vimos, nossa preocupação era com a cadeia de suprimentos, incluindo a logística nacional e de importações, e o complicado sistema tributários entre os estados. Preferimos começar com poucas lojas e expandir gradualmente”, explica Sasaoka.

A experiência deu certo e um ano depois, a Bioré começou a importar para o Brasil três produtos de proteção solar, ampliando a distribuição para 150 pontos de vendas e incluindo o Rio de Janeiro.

A linha solar promete toque seco, em resposta a uma das principais queixas das consumidoras, segundo a marca: o aspecto oleoso na pele após o uso destes produtos. “A comunicação de nossos protetores solares é focada no seu sensorial único, oferecendo proteção UVA e UVB em texturas leves e não pegajosas, para que as brasileiras possam usar todos os dias”, afirma Sasaoka.

Segundo o gerente, o maior desafio da Bioré está em comunicar claramente ao público brasileiro os benefícios de seus produtos, introduzindo as tecnologias mais avançadas em skincare e matérias-primas de alta qualidade desenvolvidas no Japão. Mas ele se diz confiante com a resposta dos consumidores. “Mulheres que testaram nossos produtos disseram que nunca imaginaram que demaquilantes e protetores solares poderiam ser tão diferentes daqueles que conheciam no mercado. Outras, que não tinham visto grandes inovações nestas categorias no Brasil nos últimos anos”.

Para 2019, a marca planeja novos lançamentos no Brasil e a expansão para 500 lojas da rede de drogarias. “Queremos marcar presença nos estados do Sul e Nordeste”. Atualmente, a Raia Drogasil conta com 1800 lojas no país.