Lancôme adquiriu uma propriedade em Grasse, o berço histórico da perfumaria francesa contemporânea. Chamada de Domaine de la Rose by Lancôme, a propriedade é composta por quatro hectares de campos cultivados organicamente, terraços centenários, bem como uma destilaria.

Esta propriedade é cultivada há cerca de cinco séculos e a família, ex-proprietária da propriedade, é uma das pioneiras no cultivo orgânico de plantas para perfumes em Grasse. Graças a esta propriedade excepcional, Lancôme torna-se proprietária e produtora das rosas orgânicas que serão utilizadas em nossas fragrâncias", afirma Françoise Lehmann, presidente global da marca Lancôme.

Agricultura orgânica e meta de desperdício zero

A Lancôme já atua na região com um campo de cinco hectares em Valensole, onde são cultivadas as rosas proprietárias e exclusivas de Lancôme, como a rosa Centifolia que é utilizada em seus produtos de skincare. Em outro campo em Grasse são cultivadas a mesma rosa Centifolia, e também jasmim e lavanda utilizadas em as fragrâncias da marca. Essas propriedades, agora totalizando três, somam um total de 10 hectares, todos beneficiados por uma localização única e influências climáticas que permitem que flores de qualidade excepcional cresçam e floresçam.

A ambição de longo prazo da marca é aproveitar todas as partes da roseira - da flor à pétala, do caule até a raiz - para desenvolver novos ingredientes e ativos com "zero desperdício" em todos os processos de produção.

Enquanto o emblema de Lancôme é a rosa, outras flores são utilizadas em produtos pilares da marca. Além das plantações existentes que Lancôme continuará desenvolvendo - incluindo rosas, oliveiras, ameixeiras, figueiras -, a marca cultivará plantas emblemáticas da região de Grasse, como íris, jasmim, lavanda, laranja amarga, tuberosa e osmanthus; antigas plantas aromáticas incluindo immortelle, verbena e lírio-da-madonna; além de colmeias, em um espírito de preservação e desenvolvimento da biodiversidade.

Redescubra a autenticidade

A marca também se orgulha por contribuir com a divulgação internacional dos tesouros únicos da região de Grasse, que foram classificados como patrimônio cultural imaterial pela UNESCO. Grasse é a capital mundial da perfumaria, conhecida por suas flores perfumadas e seu vasto conhecimento sobre a extração artesanal de essências florais. "Lancôme também está interessada em compartilhar seu conhecimento sobre a rosa para públicos internos e externos, em um espírito de aprendizagem e transmissão", afirma Françoise Lehmann.

Nos últimos anos, o território de Grasse viu um ressurgimento de investimentos de vários jogadores do mercado da perfumaria e dos cosméticos: as grandes perfumarias como Firmenich e Givaudan, mas também marcas de luxo como Dior, ou sua controladora LVMH.

Essas iniciativas atendem às expectativas dos consumidores quanto à autenticidade, ingredientes naturais e cadeias de suprimentos mais curtas, locais e rastreáveis.