A L’Oréal Brasil acaba de dar continuidade a seu Plano de Solidariedade contra a disseminação da Covid-19. Em parceria com o Instituto Raoni e o Instituto Lassus, a empresa realizou a doação de 13 mil unidades de álcool gel aos povos indígenas Kayapós e também de outras oito etnias no Xingu, Mato Grosso, e Guaranis do Vale do Ribeira, no estado de São Paulo.

“Como empresa nº 1 de beleza no mundo, temos a responsabilidade de estar ao lado dos povos indígenas e de proteger a biodiversidade brasileira. As parcerias com os institutos Raoni e Lassus demonstram nosso apoio aos ‘guardiões das florestas’, não só no combate à disseminação da Covid-19, mas também ao respeito à Amazônia e à regeneração de seu ecossistema”, diz Maya Colombani, Diretora de Sustentabilidade da L’Oréal Brasil.

No norte do Mato Grosso, as doações foram feitas a nove diferentes etnias: Kayapó, Juruna, Panará, Trumai, Tapayuna, Apiaka, Munduruku, Kayabi e Terena, além de três CASAI’s (Casa de Saúde Indígena), localizadas em Colíder, Peixoto de Azevedo e Juara, que dão toda a assistência de enfermagem aos índios. As doações beneficiaram mais de 40 aldeias e 5.400 indígenas que vivem em situação de maior vulnerabilidade devido à pandemia de Covid-19.

Outras doações de álcool gel foram feitas aos povos Guarani do Vale do Ribeira, no estado de São Paulo, que vivem em oito diferentes aldeias de três municípios: Cananéia, Iguape e Pariquera-Açu. As doações, feitas em parceria com o Instituto Lassus, possibilitaram ajudar cerca de 500 índios da região.

Outros milhares de indígenas em mais de 58 tribos e 245 vilarejos das regiões do Amazonas, Pará, Amapá, Acre e Pernambuco já foram beneficiados por doações do Plano de Solidariedade, iniciadas no mês de maio, de mais de 32 mil unidades de álcool gel, produzidas na fábrica da L’Oréal Brasil em São Paulo e distribuídas em parceria com OPAN (Operação Amazônia Nativa), Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Secretaria Especial de Assistência à Saúde Indígena (SESAI) e Projeto Saúde e Alegria. Algumas comunidades indígenas mais afastadas ainda estão recebendo as doações por meio dos esforços estratégicos destes parceiros.

No total, o Plano de Solidariedade da L’Oréal Brasil, que teve início em abril, já doou mais de 800 mil unidades de álcool gel e produtos de higiene e cuidados pessoais que beneficiaram 240 mil famílias em mais de 270 comunidades no Brasil, incluindo populações quilombolas e 143 mil indígenas de mais de 58 tribos e 245 vilarejos do país. Profissionais de saúde em mais de 220 hospitais públicos e UPAs de 16 estados de Norte a Sul, como Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Ceará, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Bahia, Amazonas, Acre, Amapá, Roraima, Pará, Pernambuco e Alagoas também receberam as doações.