Illinois segue a Califórnia, que foi o primeiro estado dos EUA a proibir o marketing de cosméticos testados em animais um ano atrás, e o Nevada que foi o secundo em junho.

Ao contrário da União Européia, os Estados Unidos não proíbem testes de cosméticos em animais. Até o momento, apenas a Califórnia, Nevada e Illinois proíbem essas práticas. No entanto, um número crescente de marcas está adotando testes alternativos. (Foto: © Artfully79 / IStock.com)

Apoiada pela senadora democrata Linda Holmes, o Bill SB 241 foi aprovado em maio pelas duas câmaras legislativas do estado e foi finalmente assinado pelo governador J.B. Pritzker em 12 de agosto de 2019. A nova lei proíbe a venda de cosméticos que foram testados em animais (seja o produto final ou seus ingredientes) após 1 de janeiro de 2020.

"As expectativas dos consumidores estão evoluindo em favor de produtos não testados em animais e as principais marcas de cosméticos estão mudando suas práticas", diz Holmes.

Até hoje, mais de 30 países, a maioria deles na União Européia, proíbem testes de cosméticos em animais. No entanto, os Estados Unidos não conseguiram chegar a um consenso para proibir essa prática em nível nacional. A luta mudou-se para o nível estadual e no ano passado, a Califórnia se tornou o primeiro estado a aprovar uma lei que proíbe testes em animais para fins cosméticos. Foi seguido em junho por o Nevada.