Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Empresas e indústria

Granado muda à manufatura avançada com a Schneider Electric

Em parceria com a Schneider Electric, a centenária empresa de cosméticos passa a trabalhar com processos automatizados, iniciando a implementação do conceito de Manufatura Avançada em sua fábrica de 30 mil m2 localizada na cidade de Japeri (RJ).

A fábrica da Granado está localizada na cidade de Japeri (RJ). Foto: (...)

A fábrica da Granado está localizada na cidade de Japeri (RJ). Foto: Divulgação.

Antes de seguir com a expansão, o grupo Granado se viu diante de um desafio: agregar a automação industrial ao seu tradicional processo de produção. As necessidades do grupo - que tem um portfólio com mais de 600 itens - estavam relacionadas à garantia da repetibilidade dos processos e à rastreabilidade das informações de produção, para manter a qualidade e o padrão do produto final, além de auxiliar na investigação e otimização dos procedimentos. A empresa estava em busca de um sistema que pudesse instruir os operadores no processo de batelada (atividade industrial que garante a continuidade/repetibilidade da produção) e rastrear possíveis falhas para diminuir o tempo de parada, entre outros pontos.

Começamos a sugerir sistemas de automação para áreas da produção, como soluções de controladores de processo e, posteriormente, a implementação de um programa que pudesse adequar e flexibilizar a produção, de modo a garantir a qualidade, criar relatórios gerenciais e rastreabilidade para órgãos regulatórios e elevar o patamar da empresa a níveis internacionais, com novos negócios e mercados”, conta Thiago Arruda, arquiteto de soluções para Food & Beverage da Schneider Electric.

Assim, foram implementadas as soluções EcoStruxure Hybrid DCS (sistema de automação para engenharia e operação da planta), Wonderware InBatch (para construção e controle de processos produtivos em lotes ou bateladas) e Wonderware Historian (para construção e visualização dos relatórios de produção, com dados históricos), desenvolvidas pela Schneider Electric. A plataforma tem o objetivo de viabilizar a economia digital, além de fornecer eficiência operacional de ponta a ponta.

Com a implementação finalizada em outubro de 2017, já é possível notar diversos benefícios. “A Granado obteve melhorias no processo e na qualidade de produção. Além disso, ficaram muito satisfeitos com o sistema por integrar todos os dispositivos, componentes e acessórios necessários para uma operação segura, em uma única ferramenta. Outro ponto importante foi a concentração de todas as informações pertinentes no mesmo ambiente de engenharia, manutenção e operação do sistema”, explica Arruda.

Atualmente, o complexo de Japeri trabalha com um sistema integrado e, por conta da padronização, tem facilidade, agilidade e flexibilidade para incluir novos equipamentos, em caso de futuras expansões, e para detectar possíveis falhas, garantindo a rastreabilidade de alterações.

Quando iniciamos o projeto, tínhamos uma grande expectativa sobre qual impacto a solução provocaria na equipe de operadores. Para nossa surpresa, desde o primeiro dia de treinamento, todos participaram ativamente e em nenhum momento percebemos qualquer tipo de dificuldade em assimilar ou operar o sistema. Desde a implantação, aumentamos nossa eficiência, melhoramos a qualidade dos nossos produtos, pois passamos a ter garantia de que todas as fases do processo foram concluídas conforme os parâmetros estabelecidos, reduzimos a emissão de resíduos criando receitas de limpeza (CIP - Clean in Place) e ainda adquirimos a possibilidade de rastrear qualquer etapa do processo, em caso de possíveis falhas, como, por exemplo, falta de energia – tudo isso sem perder a tradição da marca”, conta Tatiane Stoeterau, gerente de Produção Industrial da Granado.

© 2018 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
Qualipac e Verescence vencedores do Prêmio Luxe Pack in Green Monaco 2018

Qualipac e Verescence vencedores do Prêmio Luxe Pack in Green Monaco 2018

Na 31ª edição da feira Luxe Pack Monaco, o júri do Luxe Pack in Green Awards, um prêmio anual que reconhece as soluções de embalagem mais ecológicas no setor de luxo, bem como as ações corporativas responsáveis, designou os vencedores do ano 2018. Qualipac ganha o prêmio na categoria Packaging Solutions O preço da melhor solução de (...)

+ informações
Palavra de especialista
O Brasil é a nova Coreia do cabelo?

Emmanuelle Bassmann
O Brasil é a nova Coreia do cabelo?

A Brasil International Beauty Fair é a maior feira comercial de beleza da América do Sul. A edição 2018 aconteceu em 08 -11 de setembro de 2018 em São Paulo, Brasil. Veja a seguir uma visão geral das principais tendências e destaques em inovação de produto. O Brasil sempre foi reconhecido por ser inovador no setor de beleza. (...)

+ informações

Seções