Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Embalagem e design

Geka: a estratégia "TGV"

Há pouco mais de oito meses, o Grupo alemão Geka incorporou a Oeka, empresa também alemã. A operação trouxe vantagens para ambas as partes: a Oeka, especializada, entre outros, na fabricação de rímel, lipgloss e tubos para batom, ganhou novas perspectivas para o futuro; a Geka, por sua vez, consolidou seu posicionamento como fabricante de escovas, aplicadores e sistemas de embalagem completos para a indústria mundial de cosméticos, assim como para um setor em que a empresa está se lançando agora: o de produtos farmacêuticos. Os resultados são animadores: em 2015, o Grupo registrou aumento de quase 10% no faturamento em relação ao exercício anterior. Confira a seguir a entrevista com Amaury de Menthière, presidente da Geka, que resume as decisões estratégicas da empresa em três letras: TGV – "T" de Transversalidade, "G" de Globalização e "V" de Verticalidade.

Amaury de Menthière, presidente da Geka

Amaury de Menthière, presidente da Geka

Premium Beauty News - Satisfeito com 2015 e otimista para 2016?

Amaury de Menthière - Perfeitamente! Após a aquisição das operações da empresa Oeka, estamos numa fase importante de consolidação, como vocês podem imaginar. Entre as decisões mais importantes, a fábrica de Bamberg não somente continuará funcionando, como também decidimos transferir para lá todas as operações de lacagem e metalização, que antes eram executadas em Korbussen, no leste da Alemanha. Com a transferência, pretendemos duplicar a capacidade dessas linhas. Para dar respaldo aos projetos de crescimento, a empresa planeja investimentos industriais consideráveis.

Sem esquecer que 2015 foi também o ano em que tiveram início as operações da nossa unidade de produção no Brasil, onde fabricamos os recipientes para rímel, que depois são decorados por nós. Quanto à produção de escovas, continua sendo feita na Alemanha. Em 2016, queremos aumentar a capacidade de produção da fábrica brasileira.

Premium Beauty News - O senhor vem dando destaque à diversificação do Grupo, que agora atende também ao setor de saúde. Trata-se de uma oportunidade estratégica?

Amaury de Menthière - Sim, efetivamente, nossa motivação é estratégica. Mas, olhando bem, não estamos nos distanciando do know-how inicial da Geka ou da Oeka, pois ambas já vinham investindo nessa direção. A empresa conta agora com uma divisão Healthcare que vai desenvolver aplicadores específicos para o setor de saúde e estamos apostando no seu sucesso. Um primeiro passo já foi dado: acabamos de firmar uma série de acordos com empresas parceiras, como a Rommelag e a Neopac.

Premium Beauty News - E o que é exatamente a estratégia que a empresa vem chamando de "TGV"?

Amaury de Menthière - Nosso setor de atividades está em constante evolução. Precisamos agir rápido, por isso adotamos a sigla TGV, que remete à imagem do trem-bala na Europa (Trem de Grande Velocidade). No âmbito da empresa, o "T" significa Transversalidade, ou seja, o fato de atuarmos tanto no setor de beleza como no de saúde e de acessórios. O "G" representa a Globalização, muito bem ilustrada com a presença comercial da empresa em todos os continentes e suas implantações industriais no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa. Por fim, o "V" significa Verticalidade, ou seja, a determinação de operar toda a cadeia de produção. O rímel é um bom exemplo: fabricamos integralmente o produto, desde o tubo até a fibra com que são produzidas as escovas, passando pelo envase e até a criação de nossas próprias fórmulas, se for o caso. Vale ressaltar que, nos Estados Unidos, acabamos de aumentar a capacidade de produção das máquinas de injeção e injeção-sopro, além de termos reforçado as equipes comerciais, em particular com a abertura de um escritório na costa Oeste do país. Para completar, inauguramos recentemente dois escritórios na Ásia, mais exatamente na China – um em Xangai e o outro em Hong Kong.

Jean-Yves Bourgeois

Tradução: Maria Marques


© 2016 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
Qualipac e Verescence vencedores do Prêmio Luxe Pack in Green Monaco 2018

Qualipac e Verescence vencedores do Prêmio Luxe Pack in Green Monaco 2018

Na 31ª edição da feira Luxe Pack Monaco, o júri do Luxe Pack in Green Awards, um prêmio anual que reconhece as soluções de embalagem mais ecológicas no setor de luxo, bem como as ações corporativas responsáveis, designou os vencedores do ano 2018. Qualipac ganha o prêmio na categoria Packaging Solutions O preço da melhor solução de (...)

+ informações
Palavra de especialista
O Brasil é a nova Coreia do cabelo?

Emmanuelle Bassmann
O Brasil é a nova Coreia do cabelo?

A Brasil International Beauty Fair é a maior feira comercial de beleza da América do Sul. A edição 2018 aconteceu em 08 -11 de setembro de 2018 em São Paulo, Brasil. Veja a seguir uma visão geral das principais tendências e destaques em inovação de produto. O Brasil sempre foi reconhecido por ser inovador no setor de beleza. (...)

+ informações

Seções