A Flora, indústria do Grupo J&F detentora de marcas como Francis, Neutrox e Minuano, adquiriu a marca de cosméticos naturais Vyvedas. Com essa movimentação, a companhia amplia a oferta de produtos de origem natural para uma gama maior de consumidores por meio de sua estratégia multicanal, que inclui a venda via grandes redes varejistas ou venda direta ao cliente final via marketplaces.

A Vyvedas foi fundada em 2004 e produz itens de cuidado pessoal com benefícios fitoterápicos. O portfólio envolve itens para pele e cabelos, como perfumes, shampoos, condicionadores, hidratantes, sabonetes, além de uma linha de velas e difusores perfumados. A marca oferece mais de 60 produtos formulados sem a adição de óleo mineral e ingredientes de origem animal.

Segundo Sergio Caldas, presidente da Flora, a Vyvedas tem um propósito muito alinhado às estratégias da empresa. “Estamos crescendo no segmento de cosméticos, especialmente em produtos com ingredientes naturais, que vêm atraindo o interesse dos consumidores. É um caminho que já estamos trilhando com OX, Neutrox e Francis e agora será fortalecido com a Vyvedas, que é referência no território de naturalidade”, afirma o executivo.

O mercado de cosméticos naturais apresenta crescimento anual de 20% no País e uma movimentação financeira de R$ 3 bilhões, segundo dados da BioBrazil Fair.

Expansão aos supermercados

A Vyvedas, que possui uma loja própria no bairro da Bela Vista, terá agora sua distribuição expandida para redes de supermercados e farmácias em todo o Brasil, além de venda online.

Com a aquisição, a empresa passa a fazer parte do pool de 15 marcas da Flora, sendo 11 de personal care, que recebem investimentos anuais em Inovação da ordem de R$ 10 milhões. Somente em 2022, foram 155 lançamentos com o propósito de ajudar cada pessoa a se cuidar melhor. Neste ano, a previsão é dobrar este número.

A marca continuará contando com o apoio de Mariana Rabello Soares, que fundou a companhia e desempenhará o papel de Diretora de Marketing e Vendas da UN Pele da Flora.

As empresas não divulgaram os termos do acordo.

No início deste ano, a Flora, que já era considerada uma das maiores plataformas industriais nacionais do setor, adquiriu também uma operação industrial em Maceió, focada em homecare. A expansão da empresa tem gerado empregos para as diferentes regiões do Brasil. Somente em 2023, foram 400 novos postos.