Ultimamente, o mercado brasileiro vem observando o nascimento de muitas indie brands com uma impressionante diversidade de propostas. Muitas dessas marcas buscam oferecer soluções adaptadas aos consumidores de etnias mistas que estejam à procura de produtos mais sustentáveis. Os ingredientes utilizados pela indústria de cosméticos provêm de plantas nativas e entram na composição de manteigas, óleos e extratos vegetais.

Le Fruit Cosmetics

Por exemplo, na fórmula do hidratante corporal da marca Le Fruit Cosmetics, são usados extratos de framboesa e de hibisco, misturados ao óleo de algodão e às manteigas de karité, de cupuaçu e de murumuru, que conferem um resultado extremamente sensorial, além de hidratação duradoura. Criada pela influenciadora e farmacêutica Isabella Alves, essa indie brand brasileira trabalha com produtos naturais e veganos, livres de conservantes sintéticos, ftalatos, propilenoglicol, BHT ou parafina.

Baims Natural Makeup

O óleo de pracaxi , ingrediente com efeito calmante, hidratante e protetor para a pele, é obtido a partir de sementes de Pentaclethra macroloba, árvore originária da floresta amazônica. Em razão de sua comprovada capacidade antioxidante, também se destacam o óleo de açaí e a manteiga de cupuaçu. Com ação extremamente hidratante, esses produtos estão presentes na fórmula da base facial cream to powder da marca Baims Natural Makeup, conferindo uniformidade à pele e efeito duradouro. Para completar, as luxuosas embalagens são ecológicas, fabricadas a partir de bambu e papelão com selo FSC, o mais conhecido sistema de certificação de sustentabilidade florestal. A marca oferece produtos recarregáveis e suas fórmulas cruelty free têm certificação ECOCERT.

Simple Organic

Presente na região amazônica, a copaíba, também conhecida como copaibeira ou pau-de-óleo (Copaifera officinalis), é uma árvore cujo tronco produz uma resina que garante efeito longa duração aos produtos de maquiagem, a exemplo da base facial Plant Based Beauty, da marca vegana Simple Organic. A influenciadora Nathalie Billio contribuiu para o sucesso dessa marca de maquiagem que participa ativamente de projetos sociais desenvolvidos em favor de comunidades carentes.

Bio Art

Usado em diversos cosméticos com o objetivo de nutrir a pele e deixá-la mais radiante, o óleo de andiroba (Carapa Guaianensis) é obtido graças a uma parceria com cadeias de produção que promovem o desenvolvimento sustentável e justo de insumos vegetais da Amazônia. Um bom exemplo de aplicação é a máscara facial da Bio Art, marca de nicho ainda pouco conhecida no mercado e cujos produtos utilizam um grande número de ingredientes naturais. A influenciadora Janaína Rosa é uma de suas maiores fãs.

Mas a lista não para por aí. A ação matificante do óleo de maracujá e as propriedades antissépticas e calmantes do óleo de copaíba são apenas alguns exemplos dos benefícios que a rica flora brasileira pode oferecer. A pesquisa baseada em ingredientes naturais e sustentáveis é o ponto de partida para o desenvolvimento de fórmulas cada vez mais aprimoradas, eficazes e sustentáveis.