Por que lançar uma campanha de comunicação apresentando os alcanos?

Sabrina Mizael - Em razão de suas propriedades sensoriais, os alcanos são ingredientes bem conhecidos na indústria de cosméticos e amplamente utilizados no mundo inteiro, há muitos anos. Tradicionalmente, os alcanos mais usados são de origem sintética ou mineral. Mesmo que seja possível obter esses compostos a partir de plantas, a simples denominação INCI (Alkane) costuma suscitar reações negativas por parte das marcas e dos consumidores, que os associam imediatamente a produtos de origem sintética, obtidos a partir de energias fósseis. Ou seja, os alcanos têm uma péssima imagem.

Nós, da Seppic, compreendemos perfeitamente essa preocupação, mas nossa intenção era lembrar que os alcanos também podem ser de origem natural, já que as plantas são capazes de sintetizar essa substância. É isso, aliás, que mostra o vídeo, criado pela Make It Bloom!: a natureza é composta por átomos e moléculas e, finalmente, tudo no mundo é química. Não há nada de contraditório entre química e natureza.

Como o mercado de cosméticos está sempre à procura de ingredientes ao mesmo tempo inovadores, eficazes, baratos e ecológicos, o objetivo do vídeo é apresentar as vantagens dos Emogreen™, dois emolientes apolares que reúnem essas características. Com certificação Natrue e os selos COSMOS e ECOCERT, eles são inteiramente derivados de biomassa vegetal e sustentável. O óleo de palma, obtido de cultura não transgênica, pode ser rastreado até a plantação e dispõe de certificado RSPO de Balanço de Massa. Esses emolientes são também altamente biodegradáveis (entre 86% e 89% de biodegradabilidade após 28 dias, segundo o protocolo OCDE 301B). Aliás, logo depois do lançamento, os dois óleos foram premiados por profissionais do setor, que destacaram seu caráter inovador, sensorial e sustentável: o Gold Award foi conquistado no salão In Cosmetics Asia, na categoria "ingrediente funcional inovador", enquanto o prêmio do ingrediente mais sustentável foi atribuído pela New York Society of Cosmetics Chemists, por ocasião do simpósio The Future of Sustainability. Para completar, os emolientes receberam dois outros troféus na Ásia: Best Sensory Ingredient Award e Best Sensory Enhancer Award.

O vídeo apresenta as vantagens dos Emogreen™ na promoção da sustentabilidade e da responsabilidade dos cosméticos. Poderia falar um pouco mais sobre esse aspecto?

Sabrina Mizael - Os consumidores estão cada vez mais dando preferência a cosméticos naturais e biodegradáveis, que tenham o menor impacto possível no meio ambiente. Justamente, os Emogreen™ estão em sintonia com essa revolução, promovendo uma beleza mais responsável. Vale a pena ressaltar novamente o compromisso assumido pela Seppic em sua estratégia de desenvolvimento: oferecer uma nova geração de emolientes fabricados com recursos renováveis e processos aprimorados de purificação. Além da pegada de carbono neutra calculada "do berço ao portão" (cradle to gate, ou seja, da plantação até a fábrica) — o que, diga-se de passagem, é um diferencial importante em relação aos óleos de silicone, que consomem cinco vezes mais energia —, as pesquisas de aplicação que efetuamos mostraram que os Emogreen™ são também excelentes alternativas sensoriais a esses óleos, por vezes alvos de polêmicas.

Além da origem natural dessa nova geração de alcanos, tema amplamente explorado no vídeo, os Emogreen™ têm outros atributos?

Sabrina Mizael - Os Emogreen™ apresentam qualidades emocionais comprovadas por avançados estudos de análise sensorial, alguns dos quais utilizaram métodos neurocientíficos, como estudos da prosódia (musicalidade e intensidade vocal) dos panelistas durante a aplicação de preparações com diversas formas galênicas. As emoções geradas pelos Emogreen™ foram avaliadas como muito positivas, e o produto conseguiu a proeza de oferecer a mesma sensação aveludada, deslizante e atalcada que os óleos de silicone tão apreciados pelos consumidores.

Um recado para os formuladores?

Sabrina Mizael - Sim, claro! Os Emogreen™ são óleos polivalentes extremamente puros, que são submetidos a um processo de purificação exclusivo e patenteado. Além de serem inertes, estáveis e não comedogênicos, eles não sofrem oxidação. Em razão de sua fluidez e transparência, esses emolientes podem ser facilmente incorporados às fórmulas, sendo compatíveis com todos os tipos de fases oleosas (óleos vegetais, ésteres, óleos de silicone, óleo minerais, etc.). Na verdade, os Emogreen™ podem ser usados em todas as categorias de cosméticos: cuidados da pele, produtos capilares, protetores solares, maquiagem, desodorantes, demaquilantes, tinturas capilares, produtos para depilação e muito mais. Algumas das características dessas substâncias são responsáveis por um desempenho único em algumas aplicações cosméticas. Por exemplo, nos removedores de maquiagem: os Emogreen™ produzem melhores resultados do que outras referências do mercado — como silicone ou isododecano —, oferecendo a vantagem adicional de serem naturais e altamente biodegradáveis.

Comprometidos com a sustentabilidade e a sensualidade dos produtos de beleza, os Emogreen™ são uma linha revolucionária de emolientes que respeitam as gerações de hoje e de amanhã.