Foi celebrado nesta terça-feira (13) os 20 anos de fundação do Polo de Cosméticos de Diadema, um Arranjo Produtivo Local (APL) que reúne empresas e empreendimentos, de Diadema, SP, e região, cujo trabalho gire em torno da área de cosméticos. O evento aconteceu no Teatro Clara Nunes e contou com a presença do prefeito José de Flippi Jr.

O APL de Cosméticos de Diadema e Região foi idealizado em 2002 para ampliar a competitividade das empresas de cosméticos, e promover melhores condições de trabalho, corroborando para o desenvolvimento das empresas e da região. Instituído oficialmente por Lei Municipal, é hoje o maior polo cosmético do Brasil. O apoio ao desenvolvimento industrial gerou empregos e arrecadação, além de políticas sociais eficientes, ajudando o município a superar a imagem de “cidade da violência” para ser reconhecida como a “cidade da beleza”. Deste modo, o polo de cosméticos foi fundamental para resgatar a imagem da cidade e a autoestima dos moradores. Também promoveu a geração de novos empregos e estabeleceu um modelo de associativismo que permitiu orientar outras ações locais.

Mas com a pandemia, "muitas empresas tiveram perdas, algumas até saíram da cidade, mas muitas permaneceram, outras mais chegaram e agora, com o enfraquecimento da crise de Covid, é o momento exato para esta retomada," explicou a vice-prefeita Patty Ferreira, também secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e responsável pela reativação do Polo.

O Polo de Cosméticos é a indústria que mais gerou empregos na cidade este ano. E o setor de cosméticos está entre os quatro que mais empregaram.

"Estamos celebrando os 20 anos do Polo de Cosméticos com esse grande anúncio da retomada," concluiu Patty Ferreira. "Foram 10 anos parados por falta de estímulos, Diadema perdeu verba, incentivos... Agora já recuperamos a APL e estamos aqui anunciando que o Polo está de volta! E, dessa vez, de olho não só nas indústrias, mas nos comércios, nos serviços - que faz, quem vende e quem usa. E é muito gratificante ver isso acontecendo em um novo mandato do Filippi... A ideia agora é dar início às reuniões de trabalho por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e conversar com as indústrias, o comércio, o setor de serviços, a Unifesp, Fatec, Florestan, Governo Estadual, sindicato, Dieese, toda essa união que estamos montando para fazer valer o título Diadema, Cidade da Beleza."

"Quando idealizamos, tínhamos as indústrias, mas não tina Unifesp, não tinha Fatec, a Florestan era muito pequena ainda... A Fatec e seu curso de Tecnólogo em Cosméticos veio pra cá por causa do Polo. É o mundo do Trabalho aliado ao mundo da Educação. Um alimentando o outro. E isso se reflete na sociedade: você vai em qualquer núcleo habitacional da cidade e tem quase mais salão de beleza do que boteco. Isso é geração de renda. Se somar os MEIs de cabeleireiro e manicure, são quase 4 mil em toda a cidade. Com esse pontapé inicial queremos dar logo início a um novo planejamento e a trazer benefícios para Diadema. E queremos muito a participação de vocês," disse o prefeito José de Flippi Jr.