A pandemia do novo coronavírus abriu uma nova oportunidade de crescimento para marcas engajadas que trabalham sua comunicação em volta de causas positivas e de conscientização. Estudo realizado pela Nielsen Brasil, em parceria com a Toluna, para a Nivea [1], identificou que mais de 90% dos consumidores impactados por ações relacionadas a cuidados com a saúde em meio a pandemia responderam ser muito provável adquirir produtos da marca.

O estudo foi feito em três etapas entre maio e julho com objetivo de analisar a comunicação da Nivea em tempos de pandemia. A marca adaptou sua fábrica em Itatiba, interior de São Paulo, para produzir mais de 1 milhão de unidades de álcool gel. Estes foram doados junto a milhares de sabonetes e latinhas de Nivea Creme para atender as necessidades de higiene e cuidado pessoal da comunidade médica, idosos e população vulnerável.

Na primeira fase, entre os impactados por ações, 94,8% declararam ser provável ou muito provável adquirir algum item da Nivea. O índice subiu para 99,3% na segunda e oscilou para 93,6% na terceira. Além disso, mais da metade das pessoas que viram a comunicação da empresa em tempos de pandemia disseram preferir comprar produtos da marca em detrimento aos das cinco principais concorrentes.

Em sua terceira e última onda, estudo realizado para a NIVEA prova a conquista de visibilidade com as iniciativas sociais adotadas durante a pandemia

O estudo da Nielsen e Toluna revelou ainda que, nas três fases, a palavra mais usada para qualificar a comunicação da Nivea foi positiva: 27,8% na primeira fase, 29,4% na segunda e 32,2% na terceira.

Com base em estudo interno realizado pela Toluna durante os primeiros meses de quarentena no Brasil, verificamos que o consumidor está observando atentamente o posicionamento das marcas neste momento. Aquelas que estão agindo positivamente na comunidade e prestando ajuda às pessoas estão se destacando e sendo vistas com maior simpatia. A maioria diz que esse tipo de ação impacta positivamente a imagem da marca e fazem querer consumir mais seus produtos. Então, as ações da Nivea são muito positivas na visão do consumidor e consequentemente geram maior interesse em consumir seus produtos”, afirmou Renata Bendit, líder do time de Satisfação do Cliente na América Latina da Toluna.