Os imprescindíveis cuidados da pele

Embora a situação possa variar muito de um mercado a outro, a pandemia teve um impacto considerável nos hábitos de consumo. Enquanto as vendas de produtos de maquiagem encolhiam, os segmentos de higiene pessoal, produtos capilares e cuidados da pele ganharam terreno durante os períodos de isolamento social. Quanto aos perfumes, depois de uma queda sensível em todas as regiões do mundo, as vendas voltaram a crescer em muitos mercados.

Além de o interesse por cuidados da pele ter aumentado visivelmente durante o lockdown, novos rituais chegaram para ficar: o hábito de superpor várias camadas de produtos saiu de cena, dando lugar à simplificação, ao respeito da pele e ao "jejum cutâneo" (skin fasting).

Skinimalismo, a busca de uma pele fresca e sem artifícios

Acima de tudo, o objetivo é proporcionar bem-estar e frescor à pele, valorizando seu aspecto natural. O consumidor hoje prefere investir em higiene e cuidados diários, em vez de perder tempo tentando ocultar imperfeições. O que ele quer é uma pele perfeita, luminosa e uniforme, de preferência usando poucos produtos cujos efeitos sejam potencializados por novas técnicas de massagem facial.

Skin fasting, a abstinência relativa

Uma outra tendência, ainda mais minimalista, é o skin fasting, ou jejum cutâneo, que preconiza o uso de uma quantidade mínima de produtos, para deixar que a pele se aurorregule e se regenere por si mesma. Os defensores dessa técnica, que reduz a aplicação de cosméticos a um ou dois produtos essenciais, afirmam que os resultados aparecem em apenas duas semanas.

De forma análoga, a tendência skipcare também recomenda reduzir o número de produtos usados, fazendo mais com menos, o que, aliás, também contribui para combater o desperdício. O ritual se resume a um produto para higienizar a pele e um hidratante. Nesse caso, a escolha dos produtos é extremamente importante, pois eles devem ser eficazes, ter maior concentração de princípios ativos e ser multifuncionais.

Potencializar a eficácia

Esse minimalismo não significa, porém, que os consumidores vão reduzir o tempo dedicado aos cuidados da pele. Muito pelo contrário: o uso de acessórios e técnicas que objetivam aumentar a eficácia vem conquistando cada vez mais adeptos.

Prova disso é que as buscas no Google sobre esses temas foram quatro vezes mais numerosas em 2021 do que nos anos anteriores. Opções não faltam: automassagem, roller facial de jade ou de quartzo rosa (dependendo do efeito desejado), terapia Gua Sha ("raspar a areia"), ou práticas mais tecnológicas, como as que oferece a marca sueca Foreo. Por si só, o produto já não é suficiente, e a busca de maior eficiência se tornou o novo sonho de consumo.

Mais do que nunca, o consumidor quer brilho

As mulheres querem ter a pele lisa e luminosa, com um brilho perfeito, sem nenhuma imperfeição. Ou seja, o glow perfeito. Por isso, as marcas decidiram apostar nesse segmento, oferecendo novas formas galênicas, como espumas e loções esfoliantes mais fáceis de usar, com alta concentração de ingredientes ativos ou à base de complexos enzimáticos patenteados. Também nesse caso, é fundamental efetuar uma limpeza profunda da pele do rosto. E para dar aquele toque de perfeição, um BB cream ou um CC cream substitui a tradicional base, que se tornou um produto obsoleto.

O desafio da formulação

Diante desses novos desafios, os laboratórios precisam rever suas fórmulas. Por um lado, devem integrar as novas rotinas de cuidados, trabalhando o aspecto sensorial dos produtos; por outro lado, precisam desenvolver fórmulas mais simples, mais naturais, sem ingredientes polêmicos – ou seja, mais ecológicas.

Segundo a agência Mintel [1], 62% dos consumidores da geração Millennials consideram importantes as listas INCI e outras informações que constam das embalagens, em particular as que dizem respeito ao impacto ambiental. Em razão da Covid, a higiene e os cuidados das mãos oferecem também um novo campo de trabalho. Portanto, as marcas deverão imaginar novas soluções para atender à demanda. Para os fornecedores de ingredientes, o grande desafio é conciliar todos os aspectos da RSE, sem perder de vista as principais exigências dos consumidores.

Leia o artigo completo (em inglês) na edição especial: Cosmetic Ingredients - outubro de 2021

Clique aqui para ler gratuitamente a versão on-line, ou baixe o pdf (em inglês).