Ao longo dos próximos 12 meses, a Coty vai instalar um dispositivo digital sem contato para testar perfumes em lojas especializadas em produtos de beleza. Os testes em situação real, com os aparelhos instalados nas lojas físicas, terão início este mês nos principais mercados europeus. Após essa primeira fase, serão programados novos testes, ainda este ano, nos mercados da Ásia.

Otimização dos testes

Essa inovação digital proporciona uma experiência de teste sem contato, sendo, portanto, menos invasiva, explica a Coty. Contrariamente aos sprays, que saturam o ar e sobrecarregam os sentidos e o ambiente, o aparelho produz uma única gota de líquido, que é depositada sobre o braço do cliente ou numa fita olfativa.

Com a reabertura dos estabelecimentos comerciais em todas as regiões do mundo, a higiene e a segurança tornaram-se parte integrante da experiência em lojas físicas. Segundo a Coty, a criação de um novo ritual de luxo sem contato poderá ajudar clientes que desejem testar vários perfumes antes de decidir qual deles comprar — o que, no final das contas, será um estímulo às vendas nas lojas.

Além disso, em parceria com os revendedores, o aparelho coleta dados com o objetivo de otimizar a localização dos testadores e a experiência do cliente, garantindo que, caso necessário, uma conselheira de beleza esteja disponível.

Colaboração com a Êverie

Para desenvolver os testadores de perfume sem contato, a Coty se associou à Êverie, startup francesa especializada em aparelhos inteligentes e tecnologias de difusão e microdosagem. Neste último ano, uma equipe multidisciplinar da Coty trabalhou de mãos dadas com a Êverie para desenvolver um dispositivo conectado, sustentável e de fácil manutenção. Segundo a empresa, o testador de perfumes sem contato tem autonomia para funcionar durante semanas, sem necessidade de recarregar a bateria. O aparelho será compatível com todos os testadores de perfume da Coty, podendo também ser personalizado para cada marca do Grupo.

"Com a volta das compras em lojas físicas, a saúde e a segurança dos consumidores continuam a merecer toda a nossa atenção. Proporcionando a mesma sensação que os testadores clássicos — mas colocando apenas uma gota do líquido sobre a pele —, essa nova tecnologia reduz o desperdício e oferece uma alternativa segura e sem contato para experimentar perfumes", explica Claire Catherine-Mercier, vice-presidente da divisão "Retail Experience" da Coty.