Mauro Carvalho, diretor comercial da Realgem’s

A única linha de produtos cosméticos sustentáveis homologada pelo Governo Federal é resultado do projeto Talentos do Brasil Rural, criado pelos ministérios do Desenvolvimento Agrário e do Turismo e pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) com o objetivo de promover a agricultura familiar, além de agregar valor à oferta turística brasileira.

O extrato do mel – principal matéria prima da linha – é fornecido pela Cooperativa Vacariense de Apicultores, formada por 49 pequenas propriedades do município de Vacaria (RS). Além de um contrato de fornecimento garantido pelos próximos seis anos, os associados recebem 5% do total das vendas dos cosméticos e ainda podem comprá-los a preço de custo e comercializá-los no varejo.

A Realgem’s Amenities, maior fabricante de cosméticos para hotelaria do país, foi selecionada para desenvolver os produtos. “Nossa empresa foi convidada a participar do planejamento estratégico e, após quatro anos de projeto, conseguimos lançar esta linha sustentável, que vai gerar renda para pequenos produtores e surpreender os turistas pelo conceito e alta qualidade”, afirma Mauro Carvalho, diretor comercial da Realgem’s.

Muita gente nem imagina, mas as amenities não representam um alto custo para os hoteleiros; são um investimento fundamental para fidelizar o hóspede”, acredita Carvalho. Um kit completo da linha Talentos do Brasil tem valor inicial de R$ 3,60. “É um investimento muito baixo para o retorno importante que estes souvenirs podem trazer ao empreendimento hoteleiro”, completa.

Responsável por todo o processo de fabricação, desde a composição da fórmula, layout das embalagens, venda e entrega dos itens, a Realgem’s fechou o primeiro contrato com a rede Club Med, que oferecerá os cosméticos à base de mel em seus hotéis no Brasil.

O Club Med tem como princípios o pioneirismo e o respeito ao meio ambiente. Nós estimulamos nossos fornecedores a desenvolver produtos e práticas inovadoras e ambientalmente responsáveis. A Talentos do Brasil também é resultado do trabalho que aprimoramos ano a ano na busca de um produto sustentável”, afirma Ieda Dall Agnol, diretora de compras do Club Med Brasil.

Procurando atender a expectativa de hóspedes brasileiros e estrangeiros interessados em artigos naturais “made in Brazil”, a rede francesa diz se orgulhar de saber que muitas famílias serão beneficiadas com a parceria e quer expandi-la. “Vamos propor a linha para a rede Club Med de outros países, através de nossas centrais de compras, e temos um plano de comercializar estes produtos para nossos clientes dentro de um formato e embalagem diferenciados”, revela a diretora do grupo hoteleiro.

Apesar de concentrar esforços para a promoção durante a Copa do Mundo, a linha Talentos do Brasil continua no mercado após o evento. Ela deve atender a demanda para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, e segue disponível até 2020.

O projeto Talentos do Brasil Rural também segue crescendo. A Associação dos Produtores Agroextrativistas da Colônia do Sardinha, a 800 km de Manaus (AM), se prepara para fornecer óleos de copaíba, murumuru, tucumã e andiroba para a indústria de cosméticos voltados à hotelaria.