A Colômbia tornou-se o primeiro país da América do Sul a proibir cosméticos testados em animais (Foto: © Elnur / shutterstock.com)

O projeto, aprovado por unanimidade no Congresso dois meses atrás, foi sancionado pelo presidente Iván Duque, tornando a Colômbia o primeiro país da América do Sul a proibir cosméticos testados em animais. O projeto, em discussão desde 2018, foi proposto inicialmente pelo deputado vegano Juan Carlos Losada.

A Lei 2.047 de 10 de agosto de 2020 (disponível aqui, em espanhol) proíbe a importação, fabricação e comercialização na Colômbia de produtos cosméticos e seus ingredientes testados em animais. Estas disposições entrarão em vigor 4 anos após a promulgação da lei.

LEY 2047 DEL 10 DE AGOSTO DE 2020

No entanto, a lei contempla duas exceções: a primeira, quando um ingrediente deve ser submetido a testes de segurança, por riscos à saúde ou ao meio ambiente e não existem testes alternativos validados pela comunidade científica internacional. O segundo: quando os dados de segurança gerados por meio de testes em animais para um ingrediente foram realizados para uma finalidade diferente da cosmética.