Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Rosalia Di Gesu

Celebridades e marcas de beleza: como brilhar sem queimar o filme?

A ascensão das marcas de beleza lançadas por celebridades em 2019, na esteira do bem-sucedido modelo da Fenty Beauty, criada pela cantora Rihanna, é uma perfeita ilustração do quanto nossa cultura é obcecada pela fama. Mas será que os inovadores produtos lançados por celebridades globais conseguem seduzir o consumidor esclarecido?

Em 2020, uma nova leva de marcas assinadas por famosas deve chegar ao mercado. Selena Gomez, por exemplo, anunciou recentemente o lançamento de sua marca de beleza Rare Beauty. Disponível nas lojas Sephora a partir de meados deste ano, a Rare Beauty, mais que uma linha de maquiagem, é um "estilo de vida". Selena Gomez já havia ensaiado uma tímida incursão no mercado de beleza em 2011, quando lançou uma fragrância com seu nome. Mas uma pergunta não quer calar: de que forma essas marcas podem se sobressair no concorrido cenário dos produtos de beleza que levam o nome de celebridades?

Confira, a seguir, as dicas da Mintel.

1. Aposte em produtos de beleza "limpos" e sustentáveis

Para garantir a atratividade e a longevidade de suas marcas, as celebridades hoje devem fazer muito mais do que simplesmente posar para o rótulo. É importante que as marcas de beleza evitem as armadilhas tão comuns no segmento de perfumes. Segundo a Mintel, apenas uma pequena porcentagem da população adulta do Reino Unido se mostra interessada em comprar uma fragrância simplesmente por ela estampar o rosto ou o nome de uma celebridade. Ao lançar uma marca, famosos e famosas precisam interagir com os consumidores, mostrar que participam ativamente do processo de criação da marca e despertar o interesse de consumidores mais conscientes e preocupados com temas atuais, como beleza "limpa", beleza vegana e sustentabilidade.

Smoke Eye Brick - Victoria Beckham

Smoke Eye Brick - Victoria Beckham

Apesar de confuso e ambíguo, o conceito de "beleza limpa" vem ganhando terreno: nos Estados Unidos, mais de um terço dos consumidores de produtos e cuidados ecológicos, naturais ou orgânicos estão dispostos a pagar mais por esse tipo de produto. A sustentabilidade é justamente um dos principais argumentos apresentados pela Victoria Beckham Beauty, marca de luxo criada pela internacionalmente famosa ex-Spice Girl. Oferecendo produtos de maquiagem e cuidados da pele, a coleção criada por Victoria Beckham utiliza "exclusivamente ingredientes ecológicos", materiais reciclados ou pós-consumo e o mínimo possível de plástico.

Outra importante representante do movimento em favor da beleza "limpa" é a marca Florence by Mills, linha de cuidados da pele e produtos de beleza lançada por Millie Bobby Brown. Na visão dessa atriz e modelo, oferecer produtos limpos significa "dizer não a parabenos, sulfatos, corantes, testes em animais e derivados de subprodutos animais, dizendo sim a vitaminas, antioxidantes e ingredientes vegetais".

2. Conte uma história pessoal

As celebridades que decidem criar uma marca de beleza devem estabelecer uma relação pessoal com o consumidor, compartilhando histórias sobre a inspiração por trás dos produtos ou contribuindo para causas humanitárias com as quais o público se identifique.

Haus Laboratories - Lady Gaga

Haus Laboratories - Lady Gaga

Essa foi mais uma bola dentro de Millie Bobby Brown. O nome Florence by Mills é uma homenagem à bisavó da atriz, Florence, e faz referência ao posicionamento da marca, que busca incentivar cada pessoa a "se amar e se expressar", qualidades que, segundo a artista, caracterizavam sua bisavó. A marca também oferece apoio à Fundação Olivia Hope, criada em homenagem a uma amiga de Millie Bobby Brown que morreu de leucemia. Esse é um dos aspectos responsáveis pela forte conexão entre a marca e seus jovens consumidores. A participação em iniciativas filantrópicas são bem vistas pelo público, como mostra o estudo da Mintel: na hora de escolher um produto de beleza ou de higiene pessoal, mais de dois quintos dos jovens do Reino Unido na faixa de 16 a 24 anos procura saber se as empresas ou marcas contribuem financeiramente para causas humanitárias.

Rosalia Di Gesu - Mintel
(Tradução: Maria Marques)

© 2020 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

Sobre Rosalia Di Gesu

Analista sênior de Inovação, Rosalia Di Gesu tem ampla experiência na elaboração de sínteses e comentários sobre tendências e lançamentos de produtos inovadores, com análises transversais que abrangem diversas categorias.
www.mintel.com


Foco
A feira Luxe Pack New York adiada para setembro

A feira Luxe Pack New York adiada para setembro

Diante da propagação do novo coronavírus (COVID-19) em Nova York e nos Estados Unidos, os organizadores da feira Luxe Pack New York divulgam o adiamento do evento para 15 e 16 de setembro. O local permanece inalterado: Jacob K. Javits Convention Center (Hall 1B). Com essas novas datas, o evento será quase concomitante com o MakeUp in (...)

+ informações
Palavra de especialista
Novos horizontes nos cuidados da pele

Lipotec - Lubrizol
Novos horizontes nos cuidados da pele

A sociedade está a mover-se para um estilo de vida mais minimalista, menos movido pela acumulação e consumo, e mais pela multifuncionalidade e simplicidade. Está a acabar o “quanto mais melhor” e é tempo de reduzir o nosso impacto no planeta, vivendo uma vida mais natural. Nos cuidados da pele, os consumidores procuram produtos poderosos e (...)

+ informações

Seções