Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Rosalia Di Gesu

Celebridades e marcas de beleza: como brilhar sem queimar o filme?

A ascensão das marcas de beleza lançadas por celebridades em 2019, na esteira do bem-sucedido modelo da Fenty Beauty, criada pela cantora Rihanna, é uma perfeita ilustração do quanto nossa cultura é obcecada pela fama. Mas será que os inovadores produtos lançados por celebridades globais conseguem seduzir o consumidor esclarecido?

Em 2020, uma nova leva de marcas assinadas por famosas deve chegar ao mercado. Selena Gomez, por exemplo, anunciou recentemente o lançamento de sua marca de beleza Rare Beauty. Disponível nas lojas Sephora a partir de meados deste ano, a Rare Beauty, mais que uma linha de maquiagem, é um "estilo de vida". Selena Gomez já havia ensaiado uma tímida incursão no mercado de beleza em 2011, quando lançou uma fragrância com seu nome. Mas uma pergunta não quer calar: de que forma essas marcas podem se sobressair no concorrido cenário dos produtos de beleza que levam o nome de celebridades?

Confira, a seguir, as dicas da Mintel.

1. Aposte em produtos de beleza "limpos" e sustentáveis

Para garantir a atratividade e a longevidade de suas marcas, as celebridades hoje devem fazer muito mais do que simplesmente posar para o rótulo. É importante que as marcas de beleza evitem as armadilhas tão comuns no segmento de perfumes. Segundo a Mintel, apenas uma pequena porcentagem da população adulta do Reino Unido se mostra interessada em comprar uma fragrância simplesmente por ela estampar o rosto ou o nome de uma celebridade. Ao lançar uma marca, famosos e famosas precisam interagir com os consumidores, mostrar que participam ativamente do processo de criação da marca e despertar o interesse de consumidores mais conscientes e preocupados com temas atuais, como beleza "limpa", beleza vegana e sustentabilidade.

Smoke Eye Brick - Victoria Beckham

Smoke Eye Brick - Victoria Beckham

Apesar de confuso e ambíguo, o conceito de "beleza limpa" vem ganhando terreno: nos Estados Unidos, mais de um terço dos consumidores de produtos e cuidados ecológicos, naturais ou orgânicos estão dispostos a pagar mais por esse tipo de produto. A sustentabilidade é justamente um dos principais argumentos apresentados pela Victoria Beckham Beauty, marca de luxo criada pela internacionalmente famosa ex-Spice Girl. Oferecendo produtos de maquiagem e cuidados da pele, a coleção criada por Victoria Beckham utiliza "exclusivamente ingredientes ecológicos", materiais reciclados ou pós-consumo e o mínimo possível de plástico.

Outra importante representante do movimento em favor da beleza "limpa" é a marca Florence by Mills, linha de cuidados da pele e produtos de beleza lançada por Millie Bobby Brown. Na visão dessa atriz e modelo, oferecer produtos limpos significa "dizer não a parabenos, sulfatos, corantes, testes em animais e derivados de subprodutos animais, dizendo sim a vitaminas, antioxidantes e ingredientes vegetais".

2. Conte uma história pessoal

As celebridades que decidem criar uma marca de beleza devem estabelecer uma relação pessoal com o consumidor, compartilhando histórias sobre a inspiração por trás dos produtos ou contribuindo para causas humanitárias com as quais o público se identifique.

Haus Laboratories - Lady Gaga

Haus Laboratories - Lady Gaga

Essa foi mais uma bola dentro de Millie Bobby Brown. O nome Florence by Mills é uma homenagem à bisavó da atriz, Florence, e faz referência ao posicionamento da marca, que busca incentivar cada pessoa a "se amar e se expressar", qualidades que, segundo a artista, caracterizavam sua bisavó. A marca também oferece apoio à Fundação Olivia Hope, criada em homenagem a uma amiga de Millie Bobby Brown que morreu de leucemia. Esse é um dos aspectos responsáveis pela forte conexão entre a marca e seus jovens consumidores. A participação em iniciativas filantrópicas são bem vistas pelo público, como mostra o estudo da Mintel: na hora de escolher um produto de beleza ou de higiene pessoal, mais de dois quintos dos jovens do Reino Unido na faixa de 16 a 24 anos procura saber se as empresas ou marcas contribuem financeiramente para causas humanitárias.

Rosalia Di Gesu - Mintel
(Tradução: Maria Marques)

© 2020 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

Sobre Rosalia Di Gesu

Analista sênior de Inovação, Rosalia Di Gesu tem ampla experiência na elaboração de sínteses e comentários sobre tendências e lançamentos de produtos inovadores, com análises transversais que abrangem diversas categorias.
www.mintel.com


Foco
MakeUp in New York se desloca ao Javits Center para continuar seu crescimento

MakeUp in New York se desloca ao Javits Center para continuar seu crescimento

A última edição da feira MakeUp no NewYork, o evento B2B dedicado à cadeia de valor da indústria de maquiagem, foi um grande sucesso, segundo os organizadores. O evento, realizado nos dias 11 e 12 de setembro de 2019 no Center415 na 5th Avenue, Manhattan, recebeu mais de 3.800 visitantes, com crescimento de 12% do número de visitantes (...)

+ informações
Palavra de especialista
Celebridades e marcas de beleza: como brilhar sem queimar o filme?

Rosalia Di Gesu
Celebridades e marcas de beleza: como brilhar sem queimar o filme?

A ascensão das marcas de beleza lançadas por celebridades em 2019, na esteira do bem-sucedido modelo da Fenty Beauty, criada pela cantora Rihanna, é uma perfeita ilustração do quanto nossa cultura é obcecada pela fama. Mas será que os inovadores produtos lançados por celebridades globais conseguem seduzir o consumidor esclarecido? Em (...)

+ informações

Seções