A Califórnia é o primeiro estado americano a tornar ilegal a discriminação racial baseada no tipo de cabelo. No dia 3 de julho, o governador Gavin Newsom promulgou a lei Crown Act, proibindo que empregadores e estabelecimentos de ensino imponham normas relativas à aparência dos cabelos e restrinjam o uso de estilos naturais, como cabelos afro e penteados protetores.

Uma nova lei na Califórnia proíbe que empregadores e escolas imponham normas relativas à aparência dos cabelos e restrinjam o uso de estilos naturais, como cabelos afro e penteados protetores (Foto: © istock.com / santypan)

"A lei Crown Act redefine as normas culturais associadas ao conceito de imagem profissional. Seus desdobramentos afetam toda a população", declarou a senadora Holly J. Mitchell, autora do projeto de lei aprovado em abril pelo senado e em junho pela Assembleia da Califórnia.

O projeto contou com o apoio da Crown Coalition, aliança formada pelas entidades National Urban League, Western Center on Law & Poverty e Color Of Change, bem como pela Dove, empresa pertencente à Unilever, gigante do setor de beleza. O nome "Crown", pelo qual a lei é conhecida, corresponde a um acrônimo que significa Creating a Respectful and Open World for Natural hair (Criar um mundo que respeite e aceite os cabelos naturais). A aliança também dá suporte a projetos de lei semelhantes em Nova York e Nova Jersey.

"A Dove tem muito orgulho em contribuir para transformar a história de mulheres e meninas negras e de quem quer que queira usar cabelos crespos. Estamos muito felizes em nos associar à Crown Coalition e à senadora Holly J. Mitchell, com o objetivo de promover mudanças concretas no estado da Califórnia", declarou Esi Eggleston Bracey, vice-presidente executiva e diretora de Operações da divisão North America Beauty and Personal Care, da Unilever.

Um estudo realizado em nível nacional pela Dove no início do ano revelou que mulheres negras têm 1,5 mais chances de serem mandadas de volta para casa pelo empregador (ou conhecem uma mulher negra mandada de volta para casa) em razão da aparência dos cabelos. As mulheres negras são também 80% mais propensas a mudar o estilo natural de seus cabelos a fim de se conformar às normas ou expectativas do ambiente de trabalho.

Em Nova York, um projeto de lei semelhante (NY S6209) foi aprovado pelo senado e pela assembleia e enviado ao governador do estado. Em Nova Jersey, estado vizinho, um projeto de lei também foi apresentado ao senado e à assembleia.

Para obter mais informações sobre o Crown Act, consulte o site www.thecrownact.com.