A empresa química brasileira lança a primeira cera de polietileno (PE) de fonte renovável do mundo. Direcionado para a produção de adesivos, cosméticos, tintas e diversos compostos utilizados em processos de transformação das resinas termoplásticas, o produto é comumente utilizado como um agente modificador de viscosidade em diversas formulações.

Menor pegada de CO2

A nova cera de polietileno possui as mesmas propriedades e performance da versão feita com PE de origem fóssil. Produzido a partir do etanol da cana-de-açúcar, a nova solução oferece menor pegada de CO2, é reciclável e tem aplicação multimercado.

Com a chegada da cera de PE de fonte renovável ao mercado mundial, a Braskem amplia o portfólio I’m green que é composta por soluções de fonte renovável e reciclada que vão além das resinas existentes e fornecidas até hoje. A marca I’m green representa o compromisso da companhia com a economia circular.

De acordo com a Braskem, o polietileno de fonte renovável utilizado na fabricação da cera de PE renovável é capaz de absorver gás carbônico da atmosfera durante seu ciclo produtivo. Além disso, a fabricação do polietileno renovável a partir do etanol gera economia de energia em torno de 80% em relação às rotas tradicionais.

"Trabalhamos diariamente com o objetivo de unir inovação e desenvolvimento sustentável para gerar um melhor impacto ao planeta e à sociedade, e este lançamento é mais um dos frutos do nosso esforço na descarbonização da cadeia de valor na qual estamos inseridos", finaliza Gustavo Sergi, diretor de Químicos Renováveis e Especialidades da Braskem.