Patrick Sabatier, diretor de relações institucionais e comunicação da...

Patrick Sabatier, diretor de relações institucionais e comunicação da L´Oréal Brasil

Brazil Beauty News – A L’Oréal está completando 60 anos no Brasil. Qual é a importância do país para o Grupo L’Oréal?

Patrick Sabatier – O Brasil é o quarto maior mercado de beleza no mundo, o segundo em fragrância e terceiro em coloração e proteção solar. Estamos há 60 anos no Brasil para compartilhar a beleza com todos os consumidores e, no que diz respeito à beleza, as mulheres brasileiras estão entre as mais exigentes do mundo. Isto torna o Brasil um país extremamente estratégico para o Grupo L´Oréal.

Brazil Beauty News - O Brasil é um país rico em diversidade. São diferentes tipos de cabelos e uma variedade ainda maior de tipos peles. Como é atuar num mercado assim?

Patrick Sabatier – É um desafio e ao mesmo tempo uma grande oportunidade. O Brasil é um laboratório à céu aberto por conta de sua diversidade e desempenha um papel fundamental no mercado de cosméticos.
Temos no nosso país os oito tipos de cabelos catalogados pela L´Oréal, do mais liso ao mais crespo. As mulheres brasileiras têm a rotina capilar mais elaborada do mundo: elas usam cinco produtos todos os dias, enquanto as francesas usam uma média de três. Dos 66 tons de pele classificados pela L’Oréal, 55 são encontrados no Brasil. Essa diversidade étnica e cultural vem inspirando a L’Oréal há 60 anos.
Por esse motivo, investimos há mais de dez anos em pesquisa no país e inauguramos, há dois anos, um Centro de Pesquisa & Inovação, o único do Grupo na América Latina e um dos seis hubs de pesquisa da L´Oréal no mundo. Ele reforça nosso compromisso de longo prazo com o Brasil e nos torna mais rápidos para lançar inovações desejadas pelos consumidores do país, com potencial de lançamento mundial, e também adaptar as melhores inovações globais para os brasileiros.

Brazil Beauty News - Quatro divisões de negócios da L’Oréal estão presentes no Brasil. Há alguma que se destaque com produtos best-sellers?

Patrick Sabatier – Temos destaques em performance e em inovações nas quatro divisões de negócios no Brasil São 20 marcas icônicas, multicategorias, para todos tipos de cabelos, peles e belezas.
A Divisão Cosmética Ativa está liderando o mercado de dermocosméticos com as marcas La Roche-Posay, Vichy, Skinceuticals e Cerave. Com o suporte do time de Pesquisa & Inovação no Brasil, temos lançado inovações locais e adaptadas à pele da brasileira em proteção solar e hair care.
Na Divisão de Grande Público, destaco nossa marca ícone, L´Oréal Paris, que começou nossa jornada no Brasil, em 1959, com Imédia Creme, a coloração que faz a cabeças das mulheres até hoje. Temos também a Niely, brand nacional com mais de 30 milhões de consumidores e que busca democratizar a beleza no Brasil.
Na Divisão de Luxo, crescemos de maneira forte – dois dígitos – em um mercado muito aquecido, com grifes como Lancôme, Giorgio Armani, Ralph Lauren, Yves Saint Laurent. Neste segmento, temos a liderança em perfumaria feminina com La Vie et Belle, de Lancôme, e lançamos recentemente Idôle, da mesma marca e que já se destaca em vendas.
Finalizando, a Divisão de Produtos Profissionais, com L’Oréal Professional, Kérastase e Redken, construída na relação com salões, tem agora uma estratégia omnichanel, do salão ao e-commerce e quiosques nos shoppings.

Brazil Beauty News - Entre as novidades da L´Oréal no país está a inauguração do Episkin. Como ele vai funcionar?

Patrick Sabatier – Episkin já está em pleno funcionamento em nosso Centro de Pesquisa & Inovação, no Rio. Para contribuir e tornar os métodos alternativos uma realidade no Brasil, inauguramos em setembro a subsidiária brasileira da Episkin, líder mundial em pele reconstruída.  É o terceiro laboratório no mundo e o primeiro nas Américas. Para a L’Oréal, que não faz teste em animais há mais de 30 anos, é um marco de sua história no país. Estamos disponibilizamos essa inovação para outras empresas no Brasil para avaliar a segurança e a eficácia de novos ingredientes e produtos sem testes em animais.

Brazil Beauty News - A empresa também está fazendo investimentos na fábrica em São Paulo. Qual o objetivo?

Patrick Sabatier – A L’Oréal Brasil está investindo para ter uma indústria 4.0 em São Paulo, com digitalização, automação, tecnologia de realidade aumentada e inteligência artificial para otimizar o processo produtivo.
Alinhado ao nosso programa global Sharing Beauty With All, também estamos investindo na sustentabilidade da nossa fábrica. Hoje compramos 100% da eletricidade de fontes renováveis para todos os nossos sites do Brasil. O próximo passo é instalar painéis de energia solar na fábrica de São Paulo, assim como já fizemos no Centro de Pesquisa & Inovação, no Rio de Janeiro.