A Beiersdorf, gigante alemã de cosméticos, decidiu adotar o sistema de venda de produtos a granel. Em parceria com a rede de drogarias DM, a empresa testa atualmente, em lojas de Hamburgo e Karlsruhe, uma estação de refil para sabonetes líquidos de sua marca Nivea. O principal objetivo é reduzir o crescente volume de material plástico que chega ao mercado ano após ano.

"O procedimento é muito simples", explica Marta Suslow, colaboradora da Beiersdorf especializada em embalagens. "O consumidor escolhe um frasco de plástico vazio, que colocamos à disposição na estação, e enche com o produto de sua preferência. Na hora do pagamento, escaneamos a etiqueta impressa pelo próprio sistema. Para encher novamente o frasco, basta trazê-lo de volta à loja. Os frascos podem ser enchidos até três vezes, graças a um código de barras especial. Depois da terceira recarga, por razões de higiene, convidamos os clientes a deixarem o frasco na loja, de onde é encaminhado para reciclagem. Em troca, eles recebem um novo frasco com o primeiro refil gratuito".

A Beiersdorf testa uma estação de refil para sabonetes líquidos da marca Nivea, em parceria com a rede de drogarias DM (Foto: Beiersdorf)

O teste é fruto de uma colaboração entre os departamentos de Embalagens e P&D da Beiersdorf, cujas equipes trabalharam por cerca de seis meses para solucionar questões de segurança, microbiologia e ergonomia de uso, de forma que as estações pudessem ser disponibilizadas nas lojas.

O objetivo da fase de testes é controlar alguns aspectos do sistema, em particular os que envolvem o número máximo de refis.

"Consideramos esse sistema como um primeiro passo para oferecer aos consumidores, diretamente nas lojas, produtos que correspondam tanto quanto possível aos seus anseios. Ainda precisamos definir de que forma isso se traduzirá concretamente. Com essas medidas, desejamos não apenas reforçar a sustentabilidade de nossos produtos, como também criar valor para os consumidores", explica Caroline Zia, R&D Senior Engineer da Beiersdorf.