A área de Cosméticos da Anvisa se prepara para voltar para a estrutura de Gerência Geral. O diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) Alex Machado Campos, em entrevista ao JOTA, revelou que a agência acerta os últimos detalhes para a criação da Gerência Geral de Cosméticos e Saneantes, setor que cresceu de forma expressiva nos últimos anos. A mudança, prevista para ser concretizada nos próximos 30 dias, deve aprimorar a regulação e reduzir as filas para análise de pedidos de registro.
Em nota à imprensa, a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) manifestou sua enorme satisfação.
“A ABIHPEC tem atuado fortemente para demonstrar a essencialidade do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos para a sociedade brasileira e para o desenvolvimento do país, por meio de ações que englobam os principais pilares desta indústria – saúde, empregabilidade, inovação, meio ambiente e responsabilidade social – de forma a provocar a reflexão dos consumidores, dos influenciadores e das autoridades reguladoras sobre a essencialidade dos produtos na prevenção de doenças, proporcionando bem-estar e promovendo a inserção social. Neste sentido, desde 2021, a ABIHPEC vem atuando junto a Diretoria Colegiada da Anvisa, demonstrando a necessidade e a pertinência de um atendimento focado e especializado por parte da área de cosméticos da Anvisa, considerando que a estrutura organizacional atualmente dedicada ao setor é totalmente desproporcional ao país que ocupa o 4° maior mercado consumidor do mundo e é o 2° mercado no ranking global de países que mais lançam produtos anualmente”, disse.
A associação espera um aperfeiçoamento em relação aos procedimentos administrativos internos com superação de barreiras administrativas e forte aprimoramento no sistema de vigilância pós-mercado.