Com o objetivo de auxiliar as empresas brasileiras do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC) que exportam em outros países, o Beautycare Brazil, Projeto de Internacionalização da Indústria Brasileira de HPPC - criado pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) e pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) – disponibiliza on-line uma série de manuais de regulamentação técnica, que foram elaborados sob coordenação técnica da área de assuntos regulatórios da entidade.

O setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC) é mundialmente sujeito a regulamentação sanitária e metrológica. Essas normas são constantemente atualizadas em função de evoluções técnico-científicas e novas informações relativas à segurança de uso dos produtos, com regras próprias em cada mercado/país e exigências distintas para regularização e comercialização de produtos internacionalmente. Para continuidade e ampliação das exportações é preciso ficar atento a mudanças e evoluções destas normas globais”, diz a ABIHPEC.

Os manuais visam orientar as empresas nacionais que buscam atuar em outros países, reunindo as medidas necessárias para regularização de seus produtos globalmente. De forma clara e simples, além de ter todo o conteúdo em português, é possível acessar as fontes e referências dos órgãos reguladores locais, além de informações atualizadas de acordo com as legislações vigentes.

Parte das atividades do novo convênio entre ABIHPEC e Apex-Brasil, já estão disponíveis, publicações para os mercados: África do Sul, Arábia Saudita, Austrália, China, Coréia do Sul, Costa Rica, Emirados Árabes Unidos, Índia, Indonésia, Japão, Malásia, México, Panamá, Polônia, Portugal e União Europeia.

Em breve serão apresentados também novos manuais relacionados às orientações religiosas Halal e Kosher, bem como a política do bloco europeu relativo ao Sistema Reach e a atualização de todos os demais países ali contidos.

É um material de livre consulta e está disponível para download no website do projeto (http://beautycarebrazil.org.br) e da ABIHPEC (https://abihpec.org.br/regulatorio).