Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Radar

A União Europeia reforça as restrições de uso da metilisotiazolinona

O Regulamento 2017/1224 de 6 de julho de 2017 da Comissão europeia (publicado no Jornal Oficial da União Europeia de 7 de Julho de 2017) altera as condições da metilisotiazolinona (MIT) nos produtos cosméticos. Este conservante é uma importante causa de alergias cutâneas.

A substância 2-metil-2H-isotiazol-3-ona (número CAS 2682-20-4), à qual foi atribuída a denominação de «metilisotiazolinona» pela Nomenclatura Internacional dos Ingredientes Cosméticos (INCI), está atualmente autorizada como conservante em produtos cosméticos enxaguáveis, com uma concentração máxima de 0,01 % peso/peso (100 ppm), nos termos do anexo V, número de ordem 57, do Regulamento (CE) n.o 1223/2009.

A concentração máxima autorizada vai ser reduzida para 0,0015 % (15 ppm) nos produtos enxaguáveis.

A indústria de cosméticos tem um período de adaptação para realizar os ajustamentos necessários às formulações de produtos tendo em vista a sua colocação no mercado e para retirar do mercado os produtos não conformes:

- A partir de 27 de janeiro de 2018, só podem ser colocados no mercado da União produtos cosméticos conformes com o novo regulamento.
- A partir de 27 de abril de 2018, só podem ser disponibilizados no mercado da União produtos cosméticos conformes com o novo regulamento.

Isso significa que, a partir de 27 de abril de 2018, MIT não estará presente como conservante nos produtos cosméticos enxaguáveis em uma concentração maior do que 15 ppm.

Regulamento 2017/1224

Recorde-se que a metilisotiazolinona (MIT) é proibida como conservante nos produtos cosméticos não enxaguados desde de 2 de fevereiro de 2017.

© 2017 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
in-cosmetics retorna ao Brasil nos próximos 18 e 19 de setembro

in-cosmetics retorna ao Brasil nos próximos 18 e 19 de setembro

Quando se trata de beleza, o Brasil se tornou um criador de tendências na América Latina, graças à abundância dos recursos naturais e à propensão à inovação. Agora o quarto maior mercado do mundo, o país sediará a sexta edição da in-cosmetics Latin America, que acontecera em São Paulo os 18 e 19 de setembro de 2019. De acordo com a Euromonitor (...)

+ informações
Palavra de especialista
INFINITE BEAUTY. Embracing the future

Lipotec - Lubrizol
INFINITE BEAUTY. Embracing the future

Tecnologias que eram impensáveis há apenas uma década são agora itens essenciais indispensáveis. Levamos nossas vidas em nossos smartphones. Existe um aplicativo para quase tudo. E a tecnologia wearable, a realidade aumentada e a inteligência artificial estão criando possibilidades ilimitadas para mover, executar, ver e se sentir melhor do (...)

+ informações

Seções