A União Europeia decidiu proibir metilisotiazolinona (MIT) em cosméticos não enxaguados (incluindo «toalhetes húmidos»). Com base neste parecer e considerando o aumento da incidência de alergias provocadas pelo conservante, que foi utilizado em substituição aos parabenos.

A União Europeia decidiu proibir metilisotiazolinona (MIT) em cosméticos não...

A União Europeia decidiu proibir metilisotiazolinona (MIT) em cosméticos não enxaguados (incluindo «toalhetes húmidos»).

De acordo com o regulamento publicado no Jornal Oficial da União Europeia de 23 de julho de 2016 [1], a partir de 12 de fevereiro de 2017 produtos cosméticos não enxaguados que contêm metilisotiazolinona não podem ser colocados no mercado da União.

Regulamento (UE) 2016/1198 da Comissão de 22 de julho de 2016

A indústria europeia, no entanto, não esperou por a proibição oficial para iniciar a remoção da substância de suas formulações não enxaguados. Até dezembro de 2013, Cosmetics Europe, a associação europeia de fabricantes de cosméticos, recomendou a parar de usar a substância o mais rapidamente possível.

Os uso do MIT em produtos cosméticos enxaguados serão modificados por um segundo regulamento que a Comissão Europeia deve submeter a votação dos Estados-Membros no início de 2017.