Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Radar

A UE restringe o uso dos silicones D4 e D5 em cosméticos enxaguados

A Comissão Europeia decidiu limitar o uso dos silicones octametilciclotetrasiloxano (D4) e decametilciclopentasiloxano (D5) em cosméticos enxaguados para enfrentar os riscos para o ambiente decorrentes da utilização do D4 e do D5 quando descarregados em águas residuais. Os dos silicones são classificadas com substâncias muito persistentes e muito bioacumuláveis.

Por conseguinte, o Regulamento (UE) 2018/35 da Comissão de 10 de janeiro de 2018 [1] restringe a concentração de D4 e D5 em produtos cosméticos para lavagem a 0,1% em peso, após 31 de janeiro de 2020.

De acordo com a Comissão, “o limite de concentração de 0,1 % fixado por esta limitação assegura eficazmente que deixará de ocorrer qualquer utilização intencional de D4 e de D5, visto que, para a realização do seu objetivo previsto, estas substâncias devem estar presentes em produtos cosméticos enxaguados numa concentração muito mais elevada.

Essa restrição não se aplica aos produtos cosméticos destinados a permanecer em contato prolongado com a pele, o sistema piloso ou as mucosas. De fato, a Comissão considera que esses produtos “não representam a principal fonte de risco para o ambiente por parte do D4 e do D5.

REGULAMENTO (UE) 2018/35 DA COMISSÃO

Observações

[1*

© 2018 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
in-cosmetics retorna ao Brasil nos próximos 18 e 19 de setembro

in-cosmetics retorna ao Brasil nos próximos 18 e 19 de setembro

Quando se trata de beleza, o Brasil se tornou um criador de tendências na América Latina, graças à abundância dos recursos naturais e à propensão à inovação. Agora o quarto maior mercado do mundo, o país sediará a sexta edição da in-cosmetics Latin America, que acontecera em São Paulo os 18 e 19 de setembro de 2019. De acordo com a Euromonitor (...)

+ informações
Palavra de especialista
INFINITE BEAUTY. Embracing the future

Lipotec - Lubrizol
INFINITE BEAUTY. Embracing the future

Tecnologias que eram impensáveis há apenas uma década são agora itens essenciais indispensáveis. Levamos nossas vidas em nossos smartphones. Existe um aplicativo para quase tudo. E a tecnologia wearable, a realidade aumentada e a inteligência artificial estão criando possibilidades ilimitadas para mover, executar, ver e se sentir melhor do (...)

+ informações

Seções