A espuma, por exemplo, lembra o banho de banheira e as bolhas de sabão com as quais brincávamos na infância. Nem é preciso dizer que essa é uma forma galênica amplamente explorada no segmento de cuidados da pele, em especial para a higiene do rosto. A textura, leve como uma nuvem, é suave e adaptada a peles sensíveis que não suportam a sensação de gesso ou máscara que certas bases faciais produzem. Além disso, a textura de espuma estimula o sentido da audição, por meio do ruído discreto que ouvimos quando as bolhas se rompem. Um exemplo típico é a base Dream Matte Mousse, da Maybelline. Entre as vantagens das bases faciais em espuma estão a leveza, a possibilidade de controlar a cobertura desejada e o acabamento mate. Essa forma galênica pode também ser usada em outros tipos de produtos para o rosto, como blush e bronzer.

Quanto ao formato bastão, por enquanto ele vem sendo usado apenas em soluções galênicas de base anidra. As principais vantagens são a facilidade para aplicar (bastando deslizar o bastão sobre a pele), a nutrição e a proteção proporcionadas pelo produto e, como no caso da espuma, a possibilidade de controlar o nível de cobertura. Recentemente, chegaram ao mercado de cuidados da pele vários produtos em bastão com efeito gelado, como o da marca Milk. Refletindo sobre um artigo anterior em que apresentamos novas emulsões sólidas, podemos imaginar que veremos chegar às lojas outras marcas de bases faciais em emulsão na forma de bastão. Essa inovação em relação à textura pode oferecer todas as vantagens de uma base em emulsão líquida, mas apresentada como um produto sólido. A hidratação não seria ativada somente no momento da aplicação, mas poderia perdurar, complementando o efeito nutriente dos óleos.

O spray (ou bruma) é outra forma galênica pouco convencional. Além do aspecto prático, ela remete ao laquê para cabelo usado nos desfiles de moda. Com seu modo de aplicação "livre como o ar", que estimula também o sentido da audição, a bruma proporciona, como a espuma, um momento de intenso prazer. Suspensos no tempo, os movimentos necessários à aplicação marcam um momento durante o qual o usuário "brinca" com o produto, deixando-o penetrar na pele, que recebe uma série de benefícios. Mais que um simples ritual, a beleza se transforma num espaço de diversão.

A textura gelatinosa ou de sorvete também é muito apreciada no segmento de cuidados da pele, principalmente no mercado de K-beauty, em razão do aspecto agradável e estimulante para o sentido da visão. Essa forma galênica nos remete ao universo da comida e dos sorvetes que tomávamos na infância, como se estivéssemos oferecendo alimento à pele. Na primavera e no verão, esse tipo de textura proporciona uma revigorante sensação de frescor. Entre as principais vantagens dos produtos na forma de geleia estão a hidratação duradoura e o efeito de atenuação e redução dos poros. Algumas marcas japonesas, como a Covermark, já começam a apostar nas "jelly foundations". Mas, a exemplo de outros tipos de textura, ainda há um mundo de possibilidades a explorar, e a indústria de alimentos tem muito a nos ensinar.

Vimos, portanto, que a noção de texture design no segmento de bases faciais determina tanto a inovação sensorial presente no momento da aplicação como o desempenho do produto. Estimular os cinco sentidos é uma forma de fidelizar o consumidor, na medida em que transforma a aplicação do produto em ritual e prazer. Os cuidados da pele e os produtos alimentícios são fontes preciosas de inspiração, mas a indústria de embalagens também tem um papel importante a desempenhar na busca de formas inovadoras e criativas de comercializar bases faciais.