Marcas dos setores das bebidas, da saúde e bem-estar, e dos bens de consumo embalados (CPG) estão cada vez mais interessadas em embalagens conectadas. De acordo com uma pesquisa realizada pela SharpEnd, uma empresa de soluções conectadas para marcas, em parceria com a Fedrigoni e a Censuswide: 96% das marcas analisadas no Reino Unido e nos EUA consideram que a embalagem conectada é um componente importante na sua estratégia de marketing, e 92% afirmam que os dados de primeira parte, ou seja, os dados recolhidos diretamente pela marca mediante essas tecnologias, são um fator estratégico fundamental.
O novo Relatório sobre Experiências Conectadas da SharpEnd revela que 85% das marcas pesquisadas aumentarão os investimentos em produtos conectados nos próximos 12 meses. O setor com mais investimentos planeados no prazo de um ano (88%) e mais disposto a pagar por soluções NFC (90%) é o das bebidas alcoólicas, enquanto a indústria da saúde e bem-estar lidera a utilização de códigos QR e da tecnologia NFC para proporcionar informações sobre o produto ao consumidor (60%).
"Os dados provenientes desta pesquisa apresentam um cenário verdadeiramente encorajador", comenta Antonio Linardi, Diretor de Negócios RFID da Fedrigoni, um dos principais fabricantes a nível global de papéis especiais de alto valor. "A crescente procura de serviços conectados, tanto pelas empresas como pelos consumidores finais, posiciona-nos como um parceiro cada vez mais estratégico para todas as marcas interessadas em integrar tecnologias NFC e RFID em embalagens e rótulos inteligentes. Um interesse que está a fomentar uma enorme vaga de inovação em toda a indústria".
O relatório também aborda o futuro das tecnologias aplicadas à embalagem, incluindo mudanças legislativas e políticas que podem produzir impactos nalguns setores: as marcas consultadas acreditam que os triggers digitais nas embalagens podem acabar por ser obrigatórios em algumas áreas, como informações sobre sustentabilidade (50%), autenticação (46%), ingredientes, origem geográfica (44%) e legitimidade das indicações do produto (42%).
Baixe a versão completa do relatório neste link: www.sharpend.com/work/connected-experience-report-2