Vichy Laboratoires vai financiar pesquisa sobre exposoma e seus efeitos na pele com um novo subsídio de pesquisa.

O Vichy Exposome Grant vai promover e encorajar a atividade de pesquisa sobre o exposoma da pele. Um subsídio de pesquisa de 15.000 euros será concedido anualmente a uma proposta de projeto de pesquisa no ramo do exposoma e pele.

O que é o exposoma?

O corpo humano é sujeito e responde a exposições complexas ao longo de sua vida, incluindo exposições do ambiente, dieta, estilo de vida. Para essa interação altamente complexa, o termo exposome foi recentemente cunhado pelo Dr. Christopher Wild na Agência Internacional para Pesquisa sobre o Câncer da Organização Mundial de Saúde.

A análise do exposoma, portanto, complementa o genoma humano proporcionando uma descrição abrangente das exposições ambientais durante a vida de indivíduos. A pesquisa do exposome visa a analisar a visão holística das exposições do corpo humano, como o corpo responde a essas exposições, e seus efeitos conjuntos,” diz a Vivchy.

A proposta acerca do projeto de pesquisa sobre o exposome da pelo pode ser fundamental ou clínica e pode englobar aspectos do exposome. Projetos focados em doenças de pele não serão considerados. O trabalho pode ser realizado em qualquer hospital, universidade ou outra instituição de pesquisa sem fins lucrativos.

As solicitação do subsídio Vichy Exposome Grant serão analisadas pelo professor Jean Krutmann (Leibniz Research Institute for Environmental Medicine, Alemanha), bem como os professores Craig Elmets (University of Alabama em Birmingham, EUA), Haidong Kan (Fudan University, China), Thierry Passeron (University of Nice-Sophia Antipolis, França) e Sergio Schalka (Universidade de Santo Amaro, São Paulo, Brasil).

O prazo para candidatar-se é 8 de julho de 2016.