À venda desde março deste ano em farmácias de várias regiões do mundo (Europa, América do Sul, Sudeste Asiático e África do Sul), a linha Anthelios UVMune 400 da marca La Roche-Posay é a primeira a integrar a tecnologia baseada no filtro UV de nova geração Mexoryl 400 [1].

Segundo a L’Oréal, trata-se do primeiro filtro UV eficaz contra os raios UVA ultralongos de 380 nm que, por si só, respondem por 30% da radiação solar ultravioleta [2]. "Esses UVA ultralongos, que penetram na epiderme mais profundamente que os outros tipos de radiação, estão entre os principais responsáveis pelo envelhecimento cutâneo e, juntamente com os raios UVA e UVB, são um dos fatores que contribuem para o aparecimento de câncer da pele", explica a companhia francesa em um comunicado.

"As equipes da L’Oréal R&I (Pesquisa e Inovação) conseguiram vencer um verdadeiro desafio científico: desenvolver um sistema de proteção solar voltado especificamente para o espectro de raios UVA que ainda não recebia cobertura suficiente. Hoje, a empresa é capaz de oferecer uma proteção solar mais ampla, garantindo que a pele seja preservada dos efeitos nocivos do sol, mesmo os mais insidiosos. Essa descoberta traduz plenamente a estratégia do Grupo, que consiste em propor soluções para as principais questões de saúde pública, como, no caso, os riscos gerados pela exposição da pele aos raios UV", ressalta Barbara Lavernos, diretora-geral adjunta da divisão de Pesquisa, Inovação e Tecnologia da L’Oréal.

Décadas de pesquisas sobre proteção solar

O lançamento é fruto de várias décadas de inovações desenvolvidas pelo setor R&I do Grupo L’Oréal no segmento de proteção contra os raios UV.

Nos anos 1930, a empresa obteve sua primeira patente para um óleo de proteção solar. Bem mais tarde, em 1982, a L’Oréal lançou o filtro Mexoryl SX, eficaz em relação aos raios UVA curtos, fotoestável e hidrófilo. Em 1985, a empresa registrou a primeira patente de fotoestabilização do Parsol 1789, o que permitiu ampliar o nível de proteção, cobrindo UVA longos na faixa de até 360 nm. Em seguida, em 1989, a L’Oréal desenvolveu o Mexoryl XL, molécula solúvel lipofílica que, além de absorver os raios UVB e os raios UVA curtos, aumenta a eficácia dos outros filtros.

Com o UVMune 400, o espectro de proteção solar é ampliado em 20 nm. Segundo a L’Oréal, foram necessários dez anos de pesquisas para desenvolver essa nova tecnologia, que também apresenta um perfil ambiental mais sustentável.

Testada em todos os fotótipos e tipos de pele, a linha La Roche-Posay Anthelios UVMune 400 está disponível na forma de Fluido Invisível FPS50+ ou Creme Hidratante FPS50+.