A SP Negócios - a agência de promoção de investimentos e exportações do município de São Paulo - e a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) anunciaram na terça-feira (19/02), na presença do prefeito Bruno Covas, convênio para a promoção de iniciativas de capacitação e aperfeiçoamento de exportadores da cidade.

A ABIHPEC tem cerca de 400 empresas associadas, que representam 90% do faturamento nacional do setor, que no ano passado chegou a R$ 47,5 bilhões ex-factory (líquido de imposto sobre vendas). O setor exporta para 160 países.

João Carlos Basilio, presidente-executivo da ABIHPEC, o prefeito de São Paulo Bruno Covas e Juan Quirós, presidente da São Paulo Negócios

A partir desse convênio, vamos unir forças com a ABIHPEC para ampliar a oferta de cursos, workshops e atendimentos dentro das empresas de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. O objetivo, com isso, é gerar novos exportadores na cidade e melhorar o desempenho dos que querem exportar mais, principalmente os pequenos e médios do setor, que têm muita qualidade em produtos, mas carecem de informação e assessoria para chegar ao comprador externo”, explica Juan Quirós, presidente da São Paulo Negócios. 

Para o presidente-executivo da ABIHPEC, João Carlos Basilio, o convênio resultará na maior qualificação dos exportadores do setor. “Esta parceria levará conhecimento às empresas do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, e tem o objetivo de ampliar sua maturidade exportadora, o que refletirá em seus negócios internacionais. Dessa forma, buscamos expandir nossas fronteiras e levar o Brasil a outro patamar no mercado mundial, em especial a cidade de São Paulo”, avalia Basilio.

O convênio prevê também uma maior integração entre as duas instituições para a divulgação de oportunidades de investimento na cidade para o setor. Em eventos da ABIHPEC, a SP Negócios apresentará seus serviços de apoio ao investidor e projetos do Plano Municipal de Desestatização.

CALENDÁRIO DE PROMOÇÕES DA PARCERIA SP NEGÓCIOS/ABIHPEC

Capacitações específicas para o setor de HPPC já programadas

 07/março : Prospecção de Mercados + Critérios para seleção de mercados + Acordos internacionais

 28/maio: Formação de preços + Tributos na exportação

 10/junho: Marketing Internacional + Canais de Distribuição Internacional + Marketing Digital Internacional

Eventos multissetoriais da SP Negócios, com participação do setor de HPPC

 20/02 : SP International Business Day

 25/04 : Coaching em Táticas de Negociação Internacional

 13/06 : Rodada de Negócios Nacional

 21 a 25/10 : SP International Business Week

+05 capacitações regionais:

 11/04 Santo Amaro

 08/05 Jabaquara

 27/06 Pirituba,

 06/08 Butantã