Dentro desta consciência ecológica, o veganismo está ganhando rapidamente o interesse global, mudando de nicho para tendência do momento. Desta forma, os produtos veganos estenderam-se além da dieta, atingindo até mesmo a indústria da beleza, e são utilizados por consumidores de todos os tipos.

As formulações cosméticas estão começando a incluir alternativas veganas e mais ambientalmente amigáveis aos renomados ingredientes de cuidado da pele. Um exemplo deles são os retinóides - agentes antienvelhecimento muito eficazes, mas com efeitos colaterais indesejáveis. Tradicionalmente utilizada como uma solução antirrugas e para suavizar a pele, a estévia pode ser considerada uma alternativa mais delicada e natural aos retinóides.

Nativa da América do Sul, a planta estévia também pode ser encontrada em outros lugares, como na região de Bordeaux, conhecida por sua incrível riqueza natural. Esta região é também o berço da PHENOBIO™ subcritical water technology, uma metodologia de extração recentemente incorporada ao portfólio da Lipotec™ Active Ingredients, da Lubrizol, que ajuda a obter extratos botânicos enriquecidos eco-conscientes, ao permitir recuperar um amplo espectro dos fitoativos da planta sem o uso de solventes químicos que podem danificar o meio ambiente.

Em um mundo em que cada pequeno gesto em favor do meio ambiente conta, as tecnologias ecologicamente corretas são uma necessidade e o único futuro possível. Aplicando o PHENOBIO™ subcritical water technology a folhas orgânicas de estévia da região de Bordeaux, o STEVISSE™ advanced botanical ingredient foi criado como um ingrediente vegan-friendly com um mecanismo semelhante ao retinóide, que minimiza o aparecimento de rugas.

Em estudos in vitro, promoveu melhor resposta da pele contra o estresse oxidativo, e preveniu a degradação das principais proteínas da MEC, reduzindo a inflamação da pele. O teste clínico realizado mostrou uma redução de até 87,3% e 85,2% na área e no comprimento das rugas respectivamente, após 28 dias de tratamento, atenuando visivelmente as rugas e pés de galinha proporcionando uma aparência mais jovem.

Parte da Lipotec™ Active Ingredients’, dentro do portfólio Active Organics® inspired by nature, o STEVISSE™ advanced botanical ingredient oferece um resultado de rejuvenescimento similar aos retinóides, porém sem os efeitos colaterais negativos.

Pode ser incorporado em formulações faciais para retardar o processo de envelhecimento, minimizando o aparecimento de rugas, e em formulações orgânicas e veganas para redução de rugas, sem deixar de lado o cuidado com o planeta.