Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Embalagem e design

Plásticos sustentáveis da Eastman chegam aos consumidores pela Natura e L’Occitane

Com menos emissão de carbono e menor consumo de energia, resinas da família The Glass Polymer já renderam prêmios à linha de maquiagens Aquarela.

Os copoliésteres da Eastman já conquistaram as brasileiras Natura e L’Occitane au Brésil e agora avançam no exigente mercado de cosméticos. Leves e sofisticadas, as embalagens de resinas plásticas podem ser adaptadas ao design escolhido pelo fabricante e são uma alternativa inovadora e sustentável aos polímeros tradicionais.

Linha de maquiagens Aquarela, da Natura

Linha de maquiagens Aquarela, da Natura

Destaque na FCE Cosmetique 2015, a The Glass Polymer se tornou referência por sua transparência, brilho, resistência mecânica e química, além da versatilidade de criação e processamento. A linha de resinas é indicada para embalagens de batons, pós compactos, sombras, bases, blushes, brilhos labiais, cremes faciais e tampas de perfumes. “O conceito surgiu desses atributos que, combinados, permitem que se substitua o vidro em aplicações que necessitem de transparência, paredes grossas e durabilidade, além da liberdade de design que poucos materiais têm”, explica Rogério Dias, gerente regional da Eastman na América Latina.

A novidade despertou a atenção da Natura, líder em cosméticos no Brasil, que escolheu o copoliéster Eastar para as embalagens de sua maior linha de maquiagens, a Aquarela. A resina endossa o comprometimento da Natura com a sustentabilidade – ela é a sexta empresa mais sustentável do mundo segundo a pesquisa Sustainability Leaders de 2015 –, uma vez que detém o certificado Greenguard de qualidade do ar em ambientes fechados e não possui bisfenol-A ou plastificantes em sua composição.

A parceria entre Eastman e Natura, já conhecida pelas sofisticadas embalagens plásticas da linha Natura Chronos, rendeu aos produtos Aquarela dois prêmios da revista Embanews em 2014, nas categorias Matéria-Prima e Sustentabilidade. “O reduzido consumo de energia e a baixa emissão de gás carbônico, que agrava o efeito estufa em escala mundial, são outros diferenciais que nos permitem continuar a participar dos novos desenvolvimentos da Natura”, afirma Mauro Kohler, representante de desenvolvimento técnico da Eastman para a América Latina.

Xampu e sabonete líquido da linha Araucária, da L'Occitane au (...)

Xampu e sabonete líquido da linha Araucária, da L’Occitane au Brésil

A L’Occitane au Brésil também teve as embalagens do xampu e do sabonete líquido da linha Araucária premiadas pela Embanews nas categorias Matéria-Prima e Sustentabilidade em 2015. O copoliéster escolhido foi o PETG, da linha Eastman Spectar, cuja facilidade na conformação permitiu à marca concretizar um design que remetesse à Mata das Araucárias. A pesquisa que resultou na criação dos frascos durou 12 meses.

De acordo com Patrícia Braga, gerente geral de marketing da L’Occitane au Brésil, já é política da empresa explorar o conceito de sustentável ao máximo. “A linha Araucária é toda feita em versão PET, ou seja, reciclável, tanto do ponto de vista do ingrediente quanto da embalagem.” Nicolas Geiger, diretor de marketing da L’Occitane no Brasil, reforça que a sustentabilidade faz parte do DNA da marca. Segundo ele, por se preocupar em trazer o melhor produto para o consumidor, a empresa acabou não percebendo o quanto focou nessa característica e também no design da embalagem. “É um processo muito natural. Não queremos que o consumidor compre o produto pensando ‘ok, é sustentável’. Queremos que a compra seja motivada pelo produto em si, pelo design em si”.

Para Dias, da Eastman, o desafio é “fazer a diferença e trazer inovação aliada a sustentabilidade e design para um mercado cada vez mais exigente, focado em inovação e ansioso por novidades”. A indústria do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos no Brasil tem demonstrado fôlego ao crescer 11% em 2014, segundo a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos). É o terceiro maior mercado do mundo, atrás apenas dos EUA e da China.

Amanda Mont’Alvão Veloso

Portfólio

© 2015 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
MakeUp in New York se desloca ao Javits Center para continuar seu crescimento

MakeUp in New York se desloca ao Javits Center para continuar seu crescimento

A última edição da feira MakeUp no NewYork, o evento B2B dedicado à cadeia de valor da indústria de maquiagem, foi um grande sucesso, segundo os organizadores. O evento, realizado nos dias 11 e 12 de setembro de 2019 no Center415 na 5th Avenue, Manhattan, recebeu mais de 3.800 visitantes, com crescimento de 12% do número de visitantes (...)

+ informações
Palavra de especialista
INFINITE BEAUTY. Embracing the future

Lipotec - Lubrizol
INFINITE BEAUTY. Embracing the future

Tecnologias que eram impensáveis há apenas uma década são agora itens essenciais indispensáveis. Levamos nossas vidas em nossos smartphones. Existe um aplicativo para quase tudo. E a tecnologia wearable, a realidade aumentada e a inteligência artificial estão criando possibilidades ilimitadas para mover, executar, ver e se sentir melhor do (...)

+ informações

Seções