Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Embalagem e design

"O universo digital vai transformar as campanhas de amostragem", afirma Xavier de Jarnac, da Arcade Beauty

Com novas passarelas entre os mundos on-line e off-line, amostras e distribuidores conectados e gestão de dados de clientes, as campanhas de amostras promocionais estão agregando soluções inéditas. Para Xavier de Jarnac, diretor de Marketing e Digital da Arcade Beauty, essas novidades são os primeiros passos de uma verdadeira revolução no setor.

Xavier de Carnac - Arcade Beauty

Xavier de Carnac - Arcade Beauty

Brazil Beauty News - A Arcade Beauty se apresenta atualmente como o parceiro de "soluções inteligentes para amostras promocionais". De que forma as tecnologias digitais influenciam a atividade da empresa?

Xavier de Jarnac - As tecnologias digitais estão pouco a pouco ganhando terreno no setor de amostras promocionais e vão revolucionar a maneira como são criadas as campanhas de amostragem.

Atualmente, as tecnologias digitais representam 30% dos investimentos com publicidade feitos pelas marcas. Em breve, essa fatia será de 40%. Em muitos países, esse canal de comunicação já tem mais peso que a televisão. Entretanto, a distribuição de amostras constitui uma etapa indispensável das campanhas: mais cedo ou mais tarde, é normal oferecer ao consumidor a possibilidade de testar o produto, em particular no setor de beleza. Nossa proposta é dar assessoria aos clientes com a implementação de um sistema de distribuição de amostras a partir do universo digital, criando uma ponte entre o mundo on-line e o mundo off-line, entre a informação virtual e o ato de experimentar um produto.

Brazil Beauty News - O que a Arcade Beauty entende por "soluções inteligentes"?

Xavier de Jarnac - A tendência atual do mercado é passar de um modelo de distribuição em massa a um sistema direcionado a um público-alvo específico, ou seja, focado no consumidor. É ele, o consumidor, que decide quando e como vai se interessar por uma marca e receber uma amostra. Para acompanhar essa tendência, criamos duas ofertas: o marketing direto (envio de amostras pelo correio) e o Kiosk, um distribuidor de amostras. Essas soluções são perfeitamente adaptadas às tecnologias digitais: o consumidor solicita uma amostra e pode recebê-la por via postal ou retirá-la em um distribuidor perto de casa.

Brazil Beauty News - Dizem que o marketing direto vem ganhando novo fôlego. O senhor concorda?

Xavier de Jarnac - O envio de amostras pelo correio é efetivamente um excelente complemento ao marketing digital, gerando um retorno sobre investimento muito positivo. A Arcade Beauty oferece assessoria aos clientes nessa área, com base em um pacote de serviços: produção de amostras em formato otimizado para envio pelo correio, distribuição para o mercado internacional graças a parcerias com empresas de logística que operam em vários países, coleta de dados por meio da criação de mini-sites, análise da eficácia das campanhas, etc.

Brazil Beauty News - Essa busca de diversificação é a razão de a empresa estar investindo nos distribuidores conectados Adelpi?

Xavier de Jarnac - Nosso objetivo é oferecer às marcas de perfumes e cosméticos novas soluções para a distribuição de amostras promocionais e miniaturas de produtos, além de proporcionar ao cliente final uma experiência fluida. Portanto, a resposta a sua pergunta é sim - essa é a razão de termos investido na Adelpi e no distribuidor conectado. Com a solução Kiosk, o consumidor solicita uma amostra fazendo o cadastro on-line e depois pode retirá-la em um distribuidor perto de casa, apresentando um código que permite identificá-lo. Os dados coletados pelo Kiosk podem ser usados pela marca para desenvolver uma relação duradoura com esse consumidor ou futuro cliente, oferecendo a ele produtos adaptados a seu perfil. Além disso, a tela de toque do aparelho transforma a obtenção da amostra em uma experiência divertida, sobretudo porque pode ser conectado às redes 4G ou wifi disponíveis no local.

Para resumir, com o terminal Kiosk é possível, ao mesmo tempo, distribuir amostras promocionais de alta qualidade, tornar a obtenção da amostra um evento especial e captar informações sobre o consumidor. A Arcade Beauty apresentará os terminais Kiosk no próximo salão Pack & Gift, que será realizado em 21 e 22 de junho de 2017, em Paris.

Brazil Beauty News - Fala-se muito também em amostras conectadas.

Xavier de Jarnac - Esse é um outro campo promissor de desenvolvimento para o setor. Por definição, uma amostra é um material de pequena dimensão, que dispõe de um espaço de comunicação reduzido. Por isso, pensamos em oferecer uma experiência on-line que complementasse a relação. A solução mais conhecida no mercado é o QR code, que funciona bem na Ásia. Outra opção é a do reconhecimento visual da amostra – mas, como no caso do QR code, essa solução requer o uso de aplicativos específicos. Existem numerosas possibilidades e a Arcade Beauty está desenvolvendo sua própria solução nessa área.

Por enquanto, o uso de amostras conectadas não é a principal via desenvolvida pela empresa. Nosso desafio é proporcionar o máximo de fluidez, pois podemos obter excelentes resultados. Continuamos testando e desenvolvendo novas soluções, haja vista que existe uma real demanda por parte dos consumidores, em particular no que se refere a vantagens exclusivas.

Brazil Beauty News - As possibilidades de direcionamento das ofertas graças ao uso de tecnologia digital não acarretarão a redução do número de amostras por campanha?

Xavier de Jarnac - Não necessariamente. É perfeitamente possível a coexistência de dois sistemas: a distribuição clássica de amostras para o público, destinada a um grande número de consumidores, e, paralelamente, ofertas direcionadas a públicos-alvo específicos, a fim de fidelizar e desenvolver as experiências com os produtos. A Arcade Beauty comercializará tanto as amostras como os serviços inteligentes. Em ambos os casos, o objetivo é o mesmo: promover produtos por meio da distribuição de amostras. Estamos ampliando nossas competências de forma a completar a tradicional produção e distribuição em massa das amostras com novos serviços de gestão de dados. É esse o verdadeiro desafio.

Entrevista concedida a Vincent Gallon
(Tradução: Maria Marques)

© 2017 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
Qualipac e Verescence vencedores do Prêmio Luxe Pack in Green Monaco 2018

Qualipac e Verescence vencedores do Prêmio Luxe Pack in Green Monaco 2018

Na 31ª edição da feira Luxe Pack Monaco, o júri do Luxe Pack in Green Awards, um prêmio anual que reconhece as soluções de embalagem mais ecológicas no setor de luxo, bem como as ações corporativas responsáveis, designou os vencedores do ano 2018. Qualipac ganha o prêmio na categoria Packaging Solutions O preço da melhor solução de (...)

+ informações
Palavra de especialista
O Brasil é a nova Coreia do cabelo?

Emmanuelle Bassmann
O Brasil é a nova Coreia do cabelo?

A Brasil International Beauty Fair é a maior feira comercial de beleza da América do Sul. A edição 2018 aconteceu em 08 -11 de setembro de 2018 em São Paulo, Brasil. Veja a seguir uma visão geral das principais tendências e destaques em inovação de produto. O Brasil sempre foi reconhecido por ser inovador no setor de beleza. (...)

+ informações

Seções