O "rei do batom" da China, Li Jiaqi, também conhecido como Austin Li, sócio da empresa Meione, foi reconhecido pela revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes devido às suas conquistas pessoais no comércio eletrônico de livestreaming na China, assim como suas contribuições filantrópicas.

Crescimento do comércio eletrônico chinês

A segunda lista anual Time 100 Next destaca 100 dos líderes emergentes de todo o mundo. Como extensão da lista de pessoas mais influentes, a Time 100, a lista Time 100 Next celebra as pessoas que estão moldando o futuro.

"É animador saber que, por meio dos meus esforços, cada vez mais pessoas estão sendo expostas ao crescente setor do comércio eletrônico chinês", disse Li, um dos principais livestreamers de comércio eletrônico na China.

A lista separa os indivíduos em cinco categorias: "artistas", "fenômenos", "líderes", "defensores" e "inovadores"; Li foi reconhecido como um "inovador". As conquistas de Li na área de livestreaming de comércio eletrônico são virtualmente incomparáveis. Conhecido por sua personalidade carismática, Li é considerado uma figura confiável no setor de beleza cujas opiniões e recomendações tem peso e influenciam as decisões de compra de milhões de pessoas.

Recorde de ventas de batom

Em 2018, ele apareceu lado a lado com Jack Ma, e o acabou superando, no evento "Dez anos, Dez pessoas" do Alibaba, vendendo 15.000 batons em apenas cinco minutos. Em 2019, ele ajudou a impulsionar US$ 145 milhões em vendas no site de compras Taobao durante a promoção do dia dos solteiros na China. Ele detém o recorde mundial Guinness de "o maior número de aplicações de batom em 30 segundos" e apareceu ao lado de várias celebridades e comentaristas de notícias, estreitando os laços entre a mídia tradicional e a social.

Ao longo de 2020, Li concentrou sua atenção e seu alcance em ajudar a China a lidar com a pandemia da COVID-19. Trabalhando com representantes de mídia do governo chinês a fim de promover os produtos locais da duramente atingida Wuhan e estimular sua frágil economia, Li ajudou a levantar CNY 70 milhões na véspera do ano novo chinês em prol de agricultores rurais e comunidades inteiras.