A partir de 2021, a marca desenvolverá espaços pedagógicos produzidos com plástico reciclado para fomentar a educação em 15 escolas públicas no país. A iniciativa, em parceria com o Instituto Grupo Boticário, consolida o posicionamento da empresa como marca sustentável em um movimento inédito de conscientização e mobilização.

De acordo com a marca, ao convidar as pessoas a participarem ativamente no descarte adequado de embalagens, é possível contribuir para a co-criação de um futuro pautado pela educação, cultura e conhecimento.

Os espaços pedagógicos de 30m2 compostos por aproximadamente 2.2 toneladas de plástico reciclado, também recebem mobília interna feita a partir de materiais sustentáveis e serão entregues as escolas já prontos para uso. Dependendo das necessidades, esses espaços serão utilizados como bibliotecas, laboratórios ou salas de música/artes.

O projeto segue a mesma tecnologia utilizada nas lojas sustentáveis - no final de 2020, a marca inaugurou sua primeira pop up sustentável, no Parque Ibirapuera, em uma parceria com a Urbia Gestão de Parques (concessionária que administra o local). Feita a partir de resíduos plásticos, o espaço é composto por até três toneladas de plástico reciclado - o equivalente a, aproximadamente, mais de 60 mil garrafas PET. Devido ao sucesso, a pop up teve sua data de funcionamento prorrogada até 25 de janeiro. Além da pop up, mais 8 lojas sustentáveis foram abertas até o final do último ano e o plano de abertura prevê aproximadamente 20 lojas no mesmo formato para 2021.

O projeto exigiu desenvolvimento de tecnologias para reciclagem de resíduos plásticos gerados pela indústria para a geração de matéria-prima segura e adequada às aplicações construtivas, seguindo todo o protocolo de segurança.

Com o anúncio da entrega de espaços pedagógicos feitos de resíduos plásticos a partir de 2021, O Boticário quer reforçar a mensagem "Boti Recicla - você retorna, Boti Recicla e transforma", em uma jornada de contribuição e conscientização, em que o impacto positivo reverbera em toda a cadeia. Criado em 2006, Boti Recicla é atualmente o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do país no segmento de beleza, com quase 4 mil pontos espalhados em 1.750 cidades brasileiras.