A Natura inaugurou um novo conceito de loja, nesta sexta-feira, 10 de maio. Situada no Shopping Barra, em Salvador, a nova loja marca a chegada das lojas próprias da Natura ao Nordeste. Com seu novo conceito, a gigante dos cosméticos quer valorizar a experiência do consumidor e permitir maior interação com os produtos e com a história da marca. O conceito também é mais uma expressão do novo posicionamento da marca, “O Mundo É Mais Bonito Com Você”.

(Crédito: Ilana Bessler / Divulgação Natura)

A loja conta com três segmentos:

 A ilha dos cuidados pessoais, traz a linha Ekos, que é 100% vegana e conta com mais de 90% de ingredientes naturais, ao priorizar o uso de ativos da biodiversidade amazônica.
 A Casa de Perfumaria do Brasil, com as fragrâncias exclusivas da Natura, na ilha central do novo conceito.
 E a estação de serviços de cuidados com o rosto e maquiagem.

A inauguração na capital da Bahia faz parte do plano de expansão multicanal da Natura, que tem outras 37 unidades no Brasil e nove no exterior (três em Paris, na França, dois em Nova York, nos EUA, dois em Buenos Aires, na Argentina, e dois em Santiago, no Chile). A marca pretende abrir outras unidades no segundo semestre em outros estados.

As lojas próprias da Natura têm papel complementar ao da venda direta, ou “por relações”, como costuma chamar, principal canal da empresa.

Paradoxalmente, as lojas também proporcionam experiência cada vez mais integrada ao mundo digital. Assim, o consumidor poderá vivenciar na loja uma experiência virtual de Ekos, conectando-se às comunidades extrativistas da Natura com um óculo de realidade virtual. Além disso, os consumidores podem experimentar vários looks num Espelho virtual para maquiagem e fazer uma avaliação exclusiva de diagnóstico de pele. Para facilitar a experiência do pagamento, ele também poderá ser feito por sistema mobile, que prescinde de caixa.

(Crédito: Ilana Bessler / Divulgação Natura)

A loja também é “um ponto de logística reversa” onde o consumidor poderá retornar a embalagem de qualquer produto cosmético já utilizado, que será transformado em novos frascos de produto. Atualmente, por meio do uso de plástico reciclado em embalagens de linhas como Ekos e Sève, a Natura afirma que já evita que o equivalente a 9 milhões de garrafas PET sejam descartadas no meio ambiente anualmente.