A tecnologia desenvolvida pela Carbios, pioneira no desenvolvimento de soluções biotecnológicas para a reciclagem de plásticos PET [1], prepara o caminho para o fabrico de novos produtos concebidos a partir de materiais 100% reciclados, obtidos através do seu processo enzimático. Tem a vantagem de ser adequado para todos os tipos de PET - claro, colorido, opaco e multicamadas - e de tornar estes plásticos infinitamente recicláveis.

Um processo mais eficiente

Até agora, os processos de reciclagem existentes não possibilitaram a recuperação de todos os resíduos de PET, que é um dos plásticos mais comuns em bens de consumo.

Carbios explica que, até o momento, “só o plástico transparente [poderia] ser reciclado em circuitos fechados, com perda de qualidade a cada ciclo, dificultando a obtenção de novos produtos a partir do PET 100% reciclado”. Um problema que a tecnologia enzimática da empresa francesa agora é capaz de resolver. “Nossa inovação permite a reciclagem infinita de todos os tipos de resíduos de PET, bem como a produção de produtos de PET 100% reciclados e 100% recicláveis, sem perda de qualidade”.

Além disso, isso pode ser alcançado em alta velocidade: quebrando 97% do plástico em apenas 16 horas, ou seja, 10.000 vezes mais eficiente do que qualquer teste de reciclagem de plástico biológico até o momento.

Produção industrial em 2025

Após quatro anos de colaboração com a L’Oréal para desenvolver esta tecnologia - bem como com a Nestlé Waters, a PepsiCo e a Suntory Beverage & Food Europe - as capacidades do novo processo de reciclagem estão sendo ampliadas. A Biotherm poderá ser a primeira marca do gigante francês da beleza a lançar um produto nesta embalagem inovadora em 2025.

"Estamos a trabalhar com a Carbios desde 2017 para desenvolver esta primeira garrafa feita de PET, derivada da tecnologia de reciclagem enzimática, uma alternativa à reciclagem mecânica. Temos o prazer de anunciar hoje a viabilidade destas garrafas numa fase piloto e estamos muito satisfeitos por estarmos em condições de criar a embalagem do futuro com os nossos parceiros. Esta é uma inovação promissora para os próximos anos que demonstra o nosso empenho em trazer para o mercado embalagens mais ecológicas e que faz parte de uma iniciativa de circularidade iniciada há mais de 15 anos", afirmou Jacques Playe, Packaging and Development Director da L’Oréal.

Essa tecnologia foi usada também para criar outros frascos de amostra para produtos de alto consumo. A Perrier, a Pepsi Max e a Orangina também devem em breve oferecer novas embalagens para alguns de seus produtos emblemáticos.

A inovação deve ajudar a L’Oréal a atingir seus objetivos definidos em seu programa de sustentabilidade L’Oréal for the Future ("L’Oréal para o Futuro"). O objetivo é que 100% das embalagens de plástico serão recarregáveis, reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2025 e que até 2030, 100% das embalagens de plástico serão derivadas de materiais reciclados ou de base biológica, e o Grupo deixará de utilizar quaisquer plásticos virgens de origem fóssil.

Para alcançar estes objetivos, a L’Oréal está a trabalhar com vários parceiros estratégicos, dando-lhe acesso às melhores tecnologias. Para além de Carbios, a L’Oréal colabora com a Albéa, líder mundial em embalagens de beleza, com quem o Grupo desenvolveu o primeiro tubo de cosmética incluindo a caixa de cartão certificada FSC em 2019; com a Purecycle, para a produção de polipropileno reciclado por solvólise (PP); e com a LanzaTech e a Total, com quem, em Outubro de 2020, a L’Oréal anunciou uma estreia mundial: a produção de uma embalagem de cosmética de polietileno (PE) feita a partir de emissões industriais de carbono reciclado.