Umas das principais queixas em relação aos cabelos desde o início da pandemia de coronavírus no Brasil tem sido a queda dos fios. “Tenho observado uma maior reclamação quanto à queda capilar. Com base em exames é possível avaliar de forma mais precisa cada caso, mas adianto que ansiedade, má alimentação e o estresse podem ser causas para esse problema”, afirma a dermatologista Mariana Corrêa. Para atender a essa demanda do consumidor, a indústria cosmética tem apostado em novas soluções.

A Kérastase apresentou a coleção Genesis, que foi desenvolvida em colaboração com três especialistas - cabeleireiro, nutricionista e dermatologista - para oferecer tratamento para a raiz enfraquecida e contra a quebra da fibra, diminuindo a queda capilar em até 84%, segundo estudo clínico realizado pela marca. Com sete produtos para o home care e mais três específicos para o uso em salão, a linha é formulada com raiz de gengibre, Aminexil 1,5% e células estaminais de Edelweiss.

Outra empresa que dedica uma linha específica à prevenção da queda de fios é a Davines. Para criar os cinco produtos Energizing, a marca italiana desenvolveu o Hair Energy Complex, que atua em dois níveis. Na superfície, reequilibra o couro cabeludo e restaura o seu estado ideal por meio da vitamina B3. Na raiz, elimina a microinflamação com o extrato de chá verde ativo.

Já a Mahogany incluiu em sua nova linha Vital Dermo, o xampu antiqueda Enerfol Vital Dermo. Formulado com tensoativo vegetal e enriquecido com pantenol e vitaminas E e B6, combate a queda da raiz até as pontas, favorecendo também o crescimento de novos fios.

A indústria de ingredientes cosméticos também está alinhada com essa tendência. É o caso da Greentech, que apresentou na feira in-cosmetics virtual o Hairiline® - Anti-Hair Loss & Microbiota Modulator. O ativo natural modulador da microbiota do couro cabeludo baseado em terpenos promete ajudar na queda crônica dos cabelos.