Algumas das maiores oportunidades do mercado indiano estão na oferta de...

Algumas das maiores oportunidades do mercado indiano estão na oferta de soluções eficazes para combater os efeitos dos rigores do clima, da poluição e da estação das monções (foto: shutterstock.com / © Olesia Bilkei)

Apesar dos desafios para ingressar nesse mercado, em particular a diversidade de idiomas, estados, religiões e castas que caracterizam o país, a Índia oferece um vasto campo de oportunidades para as marcas de beleza.

Ayurveda e Bollywood

Cada vez mais atentos à sua aparência, os consumidores indianos demonstram um grande interesse por produtos inovadores. Reforçando essa tendência, o país cultiva uma tradição milenar de beleza e saúde inspirada na medicina Ayurveda, além de valorizar o modelo de glamour veiculado pelas celebridades da indústria de Bollywood.

Para completar, a evolução do comércio de produtos de beleza promovida pelo gigante Nykaa e o uso crescente das mídias sociais, que produziu influenciadores locais, mudaram a face do mercado de cosméticos e produtos de higiene nos últimos anos.

Na Índia, o universo da beleza é caracterizado por um constante vaivém entre tradição e inovação. Ao mesmo tempo em que cultivam hábitos cotidianos como banhos de óleo para os cabelos, massagens ubtans e lápis kajal, as mulheres indianas se conectam ao site Nykaa.com para encomendar o último batom lançado pela Huda Beauty e acompanham no Instagram os rituais de beleza coreanos apresentados pela blogueira indiana Debasree Banerjee. Algumas marcas tiveram a boa ideia de repaginar a tradicional medicina Ayurveda, conferindo um toque mais sofisticado aos princípios preconizados por essa filosofia (a exemplo do que fez a Forest Essentials) ou oferecendo produtos que o mercado há muito vinha pedindo (como os artigos de maquiagem da Biotique, que atuam também como cuidados da pele).

Monções e poluição

Algumas das maiores oportunidades do mercado indiano estão na oferta de soluções eficazes para combater os efeitos dos rigores do clima, da poluição e da estação das monções. Em todas as categorias de produtos existe um potencial interessante. Embora as receitas caseiras ainda sejam muito populares para cuidar dos cabelos ou clarear a pele, elas não são adaptadas ao ritmo acelerado da vida moderna. Marcas locais e internacionais estão lançando novas referências com texturas mais leves (como o Oil-Free Lightweight Gel Moisturizer, da Pond’s) e anunciando promessas de frescor, efeitos duradouros ou proteção contra a poluição em ambientes fechados ou abertos (a exemplo da base Genius Anti-Pollution Foundation, da Nykaa.)

Ainda que os cremes clareadores continuem muito populares, o movimento em favor do orgulho da cor da pele vem progressivamente revolucionando o mercado de beleza na Índia. Prova disso são as 16 tonalidades de base lançadas pela icônica marca Lakme e os produtos de maquiagem da nova marca indie FAE (Free and Equal Beauty).

Um dos setores mais dinâmicos no país é o de cuidados masculinos. Além de o número de novas marcas indie ter aumentado exponencialmente no ano passado, o mercado é também caracterizado pela presença de produtos altamente inovadores. Para citar apenas alguns, nos segmentos de cuidados para barba e cabelos estão surgindo novos produtos dos mais variados tipos, como soluções para aliviar a coceira da barba, ceras perfumadas para o bigode e óleos para dar mais brilho aos fios.

Em comparação com outros países do continente asiático, a Índia está longe de ser um mercado maduro e ainda oferece muito espaço para marcas de beleza dispostas a atender a um público (feminino e masculino) ansioso por cuidar melhor da aparência.

A agência Asia Cosme Lab está ampliando sua oferta de estudos de mercado, apresentando um novo relatório sobre a Índia: India, the Next Beauty Giant (Índia, o novo gigante do mercado de beleza).

O relatório reúne um grande número de informações sobre o universo da beleza no país: diferentes motivações e ideais de beleza dos consumidores indianos, rituais tradicionais e seu legado nos dias de hoje, rotina de cuidados e maquiagem no dia a dia, evolução dos cuidados capilares, tendências que mais estão crescendo, novidades no mercado e expansão dos produtos destinados ao público masculino.

Asia Cosme Lab, previamente nomeada Informações e Inspiração, é uma agência...

Asia Cosme Lab, previamente nomeada Informações e Inspiração, é uma agência francesa especializada em tendências da beleza na Ásia.


Oferecendo uma ampla visão do potencial desse mercado, o relatório apresenta uma série de reflexões bem embasadas sobre o futuro da indústria de beleza na Índia.