Para atestar a transparência e a rastreabilidade de sua cadeia produtiva, o Grupo Sabará, referência no desenvolvimento de tecnologias, soluções e matérias-primas para as indústrias de nutrição, saúde, beleza e bioenergia, adere à iniciativa Origens Brasil.

A parceria tem como objetivo apresentar informações a respeito de onde, como e quem foi beneficiado pela compra de matérias-primas naturais nas regiões amazônicas do Xingu, Calha Norte e Rio Negro por duas unidades de negócios do Grupo Sabará: a Beraca, líder em fornecimento de ingredientes naturais e orgânicos para as indústrias de cosméticos, produtos farmacêuticos e de cuidados pessoais, e a Concepta Ingredients, especializada em soluções naturais e tecnológicas para as indústrias de alimentos, bebidas, nutrição animal e farmacêutica veterinária.

Atualmente, os territórios reconhecidos pelo Origens Brasil somam mais de 90 milhões de hectares - 21% da Amazônia. Além disso, a iniciativa conta com 36 áreas protegidas cadastradas, o que corresponde a 28 milhões de hectares, 1.279 produtores cadastrados, 9.378 beneficiários potenciais, garantindo uma movimentação financeira de aproximadamente R$ 2 milhões em 2017.

Temos um compromisso com o desenvolvimento social e econômico e com a preservação do meio ambiente. Para isso, trabalhamos para estabelecer parcerias capazes de demonstrar a importância dos nossos esforços em prol da transparência em todas as etapas do processo produtivo”, destaca Ulisses Sabará, presidente do Grupo Sabará.

Por meio da parceria com o Origens Brasil, a Beraca e a Concepta Ingredients vão apresentar um detalhamento maior da cadeia produtiva. Inicialmente, a relação está ligada à copaíba comercializada na Calha Norte, que, a partir de uma base de dados abastecida pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) e pelas comunidades fornecedoras da matérias-prima, é possível identificar qual é a comunidade responsável pelo insumo, a localização e, até mesmo, o número de pessoas beneficiadas e a porcentagem paga pelo produto acima do preço local.