Poucos dias depois de apresentar seu plano quinquenal de crescimento e anunciar a intenção de incorporar novas empresas, em particular no setor de ingredientes cosméticos, a Givaudan adquiriu 100% das ações da Induchem Holding AG e suas filiais. Depois da compra da Soliance, em 2014, esta é uma nova etapa na estratégia de consolidação da Givaudan no setor de insumos para produtos cosméticos.

Maurizio Volpi, presidente da Divisão de Perfumes da Givaudan

A Induchem, cuja sede fica situada nas proximidades de Zurique, Suíça, dispõe de uma carteira de produtos com amplo leque de ingredientes ativos funcionais. A empresa opera principalmente com sistemas carreadores e outros ingredientes de formulação – esfoliantes, polímeros e aditivos –, mobilizando também sua expertise em pesquisas que envolvem setores como biocatálise, metagenômica e síntese bioquímica. Com 65 pessoas no quadro funcional, a companhia está presente em Volketswil (Suíça), Toulouse (França) e Nova York (Estados Unidos).

Segundo a Givaudan, em base pro forma as operações da Induchem teriam representado cerca de 25 milhões de francos suíços (23,2 milhões de euros) de faturamento a mais para o Grupo em 2014.

"A previsão é que a Induchem se torne parte integrante do setor ACI (Active Cosmetic Ingredients, ou Ingredientes Ativos Cosméticos) da Divisão de Perfumes. A fusão entre a Givaudan ACI e a Induchem vai ampliar nossa carteira de produtos e criar uma sólida plataforma, tanto de pesquisa e desenvolvimento como de marketing, com o objetivo de estimular o crescimento nessa área", explica Maurizio Volpi, presidente da Divisão de Perfumes da Givaudan.

Os termos do acordo não foram divulgados.