A Firmenich Brasil, filial do grupo suíço de perfumes e aromas, ganhou a renovação da Certificação EDGE pela igualdade de gênero no ambiente de trabalho subindo para o próximo nível: "MOVE".

A EDGE é a principal metodologia de avaliação global e padrão de certificação de negócios para a igualdade de gênero. Apenas quatro empresas e organizações no Brasil têm essa certificação atualmente. Reconhecendo a cultura cada vez mais inclusiva do grupo, o principal padrão de certificação para a igualdade de gênero posicionou a Firmenich no nível "MOVE" em todos os seus mercados graças à expansão da representação diversificada em todos os níveis e a forte sensação de pertencimento entre os membros de sua equipe.

A Firmenich continua liderando no que diz respeito à igualdade de gêneros no ambiente de trabalho, tendo sido a primeira em seu setor em todo o mundo, e a 7a empresa do mundo a obter a certificação global no nível "ASSESS" em 2018.

"Estou muito orgulhoso pelo fato da Firmenich ser uma das quatro empresas e organizações no Brasil que atualmente conta com a certificação EDGE MOVE, elevando o padrão da igualdade de gênero sob as exigentes referências da EDGE para a melhoria contínua", disse Luiz Fernando Roschel, Gerente Geral da Firmenich Brasil. "A EDGE reconhece nossas realizações concretas na promoção da igualdade de gênero no Brasil e em todas as nossas operações em todo o mundo, como empregador preferencial e um parceiro confiável para nossos clientes. Uma vez que as mulheres representam 51% de nossa gestão local, na verdade, estamos acima de nossos pares e bem à frente da média nacional de 30%."

Após a rigorosa avaliação, a Firmenich Brasil aparece como empregador claramente dedicado à igualdade de gênero, com políticas em vigor visando a equidade salarial, uma cultura corporativa inclusiva e excelentes classificações entre seus colegas com relação à igualdade de oportunidades de contratação. Em particular, a afiliada no Brasil tem uma importante taxa de retenção após licença maternidade, uma vez que 67% das mulheres permanecem na empresa 12 meses após o retorno da licença maternidade, comparada à média nacional de 50%. Comprometida em ajudar seus colegas a equilibrar suas prioridades profissionais e pessoais, este resultado positivo é prova do sucesso de seu programa de licença parental, juntamente com acordos de trabalho flexíveis.

"A Firmenich continua a definir o padrão de excelência como o melhor lugar para se trabalhar em nossa indústria. Depois da nossa primeira certificação global EDGE em 2018, alcançamos marcos significativos, desde a ausência de diferença salarial entre gêneros em todo o mundo até a implementação sistemática de diversos pools de talentos", disse Laurence Gentile, Diretora de RH da Firmenich Brasil. "Embora eu esteja muito orgulhosa de nossas realizações, estamos focando em novas fronteiras com ações direcionadas, que vão além das discussões de gênero. Estamos focados no poder da inclusão de grupos minoritários para garantir representação efetiva e engajamento de pessoas com diferentes habilidades, variadas origens étnicas e socioeconômicas, bem como diferentes orientações sexuais."

A certificação EDGE em nível global implica uma avaliação global dos dados e processos da Firmenich, bem como uma pesquisa abrangente entre seus funcionários em todo o mundo. Globalmente e no Brasil, após a avaliação, a Firmenich se posiciona como um empregador que está atendendo e superando os principais critérios de certificação no que se refere a contratação, pagamento, retenção, desenvolvimento e engajamento de seus funcionários.